UOL Entretenimento Cinema
 
26/02/2007 - 00h39

Jennifer Hudson é a melhor atriz coadjuvante por "Dreamgirls"

Da Redação
Jennifer Hudson recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação como a cantora Effie White em "Dreamgirls; Em Busca da Fama". É a estréia de Hudson no cinema. Ela foi revelada ao grande público pelo programa de calouros "American Idol".

O prêmio de melhor filme estrangeiro foi para "A Vidas dos Outros" (Das Leben der Anderen) e não para o mexicano "O Labirinto do Fauno", que era tido como favorito e já havia levado três estatuetas na noite. As Vidas dos Outros é o filme de estréia do diretor Florian Henckel von Donnersmarck.

"O Labirinto do Fauno" recebeu seu terceiro Oscar ao vencer na categoria de melhor fotografia. O premiado foi Guillermo Navarro, mexicano de carreira internacional, que recebeu a estatueta das mãos da atriz Gwyneth Paltrol. O filme de Guillermo del Toro já havia sido premiado pela direção de arte e maquiagem.

Os atores Robert Downing Jr. e Naomi Watts entregaram o prêmio de melhores efeitos especiais, que foi para "Os Piratas do Caribe: O Baú da Morte", o filme de maior bilheteria de 2006.

Um pouco antes, "Os Infiltrados" recebeu seu primeiro Oscar, o de melhor roteiro adaptado para William Monahan. O filme de Martin Scorsese é uma adaptação do filme chinês (de Hong Kong) "Internal Affairs". O prêmio foi apresentado pelos atores Tom Hanks e Helen Mirren.

Logo depois foi anunciado o prêmio para melhores figurinos. Quem ganhou foi Milena Canonero (pela terceria vez na sua carreira) pelo filme "Maria Antonieta", dirigido por Sofia Coppola. Foi a única indicação do filme. O prêmio foi anunciado por Anne Hathaway e Emily Blunt, atrizes de "O Diabo Veste Prada".

Tom Cruise em seguida entregou o prêmio humanitário Jean Hersholt para a produtora Sherry Lansing, por seu trabalho em favor de doentes de câncer.

"Happy Feet - O Pingüim" ganhou o Oscar de melhor longa-metragem de animação. O prêmio foi entregue pela atriz Cameron Diaz e os personagens dos três filmes concorrentes (os outros eram "Carros" e "A Casa Monstro") apareceram como se estivessem na platéia. "Happy Feet" tem uma mensagem ecológica, um tema de escolha da Academia este ano.

Imediatamente antes, o ex-vice-presidente Al Gore subiu ao palco com Leonardo DiCaprio. O ator anunciou que a cerimônia do Oscar deste ano adotou práticas conservacionistas em todas as suas fases e elogiou o político por personificara a causa ecológica.

Alan Arkin recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel de avô em "Pequena Miss Sunshine". Foi sua terceira indicação e primeira vitória. Foi uma surpresa: Eddie Murphy, por "Dreamgirls: Em Busca de um Sonho" era considerado o favorito. O prêmio foi anunciado por Rachel Weisz, premiada como melhor atriz coadjuvante em 2006 por "O Jardineiro Fiel".

O filme mexicano "O Labirinto do Fauno", do diretor Guillermo del Toro, recebeu os dois primeiros prêmios anunciados na cerimônia do Oscar: direção de arte e maquiagem. "O Labirinto do Fauno" é um dos três filmes mexicanos (os outros dois são " Babel" e "Filhos da Esperança") que receberam indicações em mais de dez categorias no Oscar 2006.

Logo depois, foram anunciados os prêmios de melhor curta-metragem de animação para "The Danish Poet", narrado pela atriz Liv Ullman, e o de melhor curta de ficção, para "West Bank Story", sobre árabes e judeus na Cisjordânia.

"Cartas de Iwo Jima" recebeu o prêmio de melhor edição de som e "Dreamgirls" o de melhor mixagem sonora.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host