UOL Entretenimento Cinema
 
02/02/2009 - 01h39

"Caminho", Penélope Cruz e Del Toro estão entre os vencedores do prêmio Goya de cinema

Madri - O cinema espanhol se rendeu ao retrato cru da Opus Dei realizado por Javier Fesser em "Caminho", que venceu neste domingo seis indicações na 23ª festa dos prêmios Goya, onde o porto-riquenho Benicio del Toro e a espanhola Penélope Cruz também levaram a prezada estatueta. "La Buena Vida", do diretor chileno Andrés Wood, ganhou o prêmio de melhor filme hispano-americano.

Reuters
O diretor Javier Fesser (foto) e seu filme "Caminho" foram os grandes vencedores dos prêmios Goya

Duas estrelas que podem levar um Oscar protagonizaram a grande noite do cinema espanhol, que tinha começado com frio e chuva, mas que foi ficando quente com o fulgor de uma edição sumamente internacional.

Por um lado, o ator porto-riquenho saiu como melhor ator por "Che", primeira parte do díptico sobre o revolucionário argentino realizado por Steven Soderbergh e que também recebeu o Goya pela melhor direção de arte.

Reuters
Penelope Cruz ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel em "Vicky Cristina Barcelona"
TRAILER DE "VICKY CRISTINA BARCELONA"
Penélope Cruz deu por si só vida a uma cerimônia ao conseguir o Goya de melhor atriz coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona" - o terceiro de sua carreira - por um papel oferecido a ela por Woody Allen.

Cruz e Del Toro foram os rostos de uma noite que, por outro lado, entregou sua alma à polêmica ao coroar como melhor filme do cinema espanhol de 2008 "Caminho", de Javier Fesser.

"Caminho", que mostra o efeito dos dogmas da prelatura católica em uma menina que enfrenta sua própria morte, ficou com seis dos sete Goya aos quais aspirava: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor atriz (Carme Elías), melhor ator coadjuvante (Jordi Dauder) e melhor atriz revelação (Nerea Camacho).

Quanto ao mais, a festa foi conduzida com graça, dinamismo e mordacidade - houve ataques ao Governo, ao Opus Dei e à crise econômica - pela atriz Carmen Machi.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host