UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

A Compadecida (1969)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Compadecida

Esta é a primeira adaptação para o cinema de um dos textos mais famosos e admirados da literatura nordestina, "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. Foi o único filme feito pelo realizador de cinema publicitário George Jonas e representou o Brasil no Festival Internacional do Rio em 1969, onde ganhou um prêmio especial pelos Figurinos de Lina Bo Bardi e pela Direção de Arte de Francisco Brennand, ambos famosos artistas plásticos. O texto foi refilmado duas vezes depois, por Roberto Farias, como um veículo para os Trapalhões em 1987, e para a TV em 1999 por Guel Arraes, numa versão que foi ampliada e que acabou sendo exibida nos cinemas também.

O autor Suassuna ajudou na adaptação apenas desta primeira versão, que foi rodada em seu estado natal, Pernambuco, num lugar chamado Brejo de Madre de Deus. Jonas dirigiu apenas este longa-metragem. Aliás, com todos os melhores recursos de produção, foi o filme mais caro de sua época.

Chamou para os papéis principais dois excelentes atores, Armando Bogus (1930-93) e o quase estreante e muito jovem Antônio Fagundes. Para as participações especiais (como Jesus e Nossa Senhora) convocou o ator negro Zózimo Bulbul e a então grande estrela da TV Regina Duarte. A fotografia é do veterano Rudolf Icsey e a trilha musical do também cineasta Sérgio Ricardo. Apesar disso, o filme é acadêmico, valendo apenas pelo excelente texto e a dupla central de atores.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo