UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

A Invasão dos Discos Voadores (1956)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
A Invasão dos Discos Voadores

Este é o filme menos característico (e, segundo sua autobiografia, o último em sua preferência) do mestre da animação em stop-motion Ray Harryhausen. Sem as criaturas ou monstros aos quais dava vida como ninguém, ele se limitou a criar os discos voadores que ameaçam a Terra.

Apesar da limitação, as naves extraterrestres têm aparência de movimento e funcionalidade muito distante de seus congêneres da época. Destaque ainda para os monumentos de Washington destruídos por eles, também meticulosamente animados a partir de miniaturas.

Afora isso, o filme é um daqueles típicos produtos da guerra fria dos anos 50, exaltando o heroísmo dos americanos lutando contra alienígenas hostis e destruidores que querem dominar a Terra, sem muita conversa ou explicação.

Também é o único filme de Harryhausen que tem uma aparência de pobreza técnica, desde o bisonho traje dos alienígenas até o uso extenso de imagens de arquivo que encaixam mal no resto (algumas reaproveitadas de "O Dia em Que a Terra Parou" e "Guerra dos Mundos", de George Pal).

Não espere a qualidade de outros filmes dele. A edição muito boa em DVD duplo traz a cópia original e também a colorizada por computador, sob a supervisão direta dele.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo