UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

A Morada da Sexta Felicidade (1958)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
A Morada da Sexta Felicidade

Depois de ter ganho seu segundo Oscar por "Anastásia", de 1956, Ingrid Bergman voltou a fazer filmes americanos. Um dos melhores foi este dirigido por Mark Robson, o mesmo de "A Caldeira do Diabo".

Conta uma história real, da inglesa Gladys Aylward, que sonhava em ir para a China como missionária. Como não tinha qualificações, foi trabalhar como doméstica numa aldeia remota dirigindo uma hospedaria onde acaba fazendo amizade com os locais, inclusive o Mandarim. O grande momento é quando a China é invadida pelos japoneses e ela tenta proteger as crianças.

O filme foi indicado para Melhor Direção e ganhou um Globo de Ouro especial por promover a compreensão universal. Ingrid tem como parceiro o alemão Curt ou Curd, de olhos puxados para parecer um oriental, num interesse romântico forçado. Tem roteiro de Isobel Lennart, que foi baseado no livro "The Small Woman", de Alan Burgess.

Mas a fita é famosa por trazer a última aparição no cinema do grande ator inglês Robert Donat (1905-58), que havia ganho o Oscar por "Adeus Mr. Chips". Ele estava já muito doente e ficou comovente sua aparição como o Mandarim. É um filme que até faz chorar. Confira.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo