UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance

Antes do Pôr-do-sol (2004)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

A produção é assinada por Richard Linklater que, antes de acertar a mão com "A Escola de Rock", fazia filmes sobre jovens enamorados _como "Antes do Amanhecer", de 1995, com o mesmo elenco. O filme de dez anos atrás é uma história de amor em que um norte-americano (Ethan Hawke) encontra uma francesa (Julie Delpy) em um trem para Viena. Eles têm um caso rápido, passeiam pela cidade e prometem se encontrar dali a seis meses _o que acaba não acontecendo.

Na continuação, "Antes do Pôr-do-Sol", o reencontro finalmente acontece nove anos depois, em Paris, quando o escritor Jesse vai à cidade para lançar livro que narra, justamente, seu encontro com Celine _e ela reaparece. Então os dois saem andando por Paris, o que é sempre um prazer de testemunhar. A câmera vai perseguindo o casal enquanto eles conversam e trocam informações sobre o que aconteceu desde o dia em que se separaram _como, por exemplo, o fato dele ter ido ao encontro marcado e ela não, pois sua avó havia morrido; ambos ficaram marcados pela experiência, mas agora o rapaz está mal casado e tem um filho pequeno.

Certamente é o filme norte-americano mais falado desde "Meu Jantar com André" (1981), de Louis Malle. Mas o casal colaborou no roteiro e parece extremamente à vontade com o texto, em particular Julie Delpy, que nunca esteve melhor no cinema (ela canta até uma música de própria autoria). Prejudicado por um final um pouco abrupto, o filme é muito simpático, porém descartável. Ao se considerar o fato que o primeiro filme de Richard Linklater foi pouco visto e pouco lembrado, a continuação é um projeto de pura vaidade. O filme é até bem feitinho, cortado e decupado à moda antiga _mas é para poucos. Chegou a ter uma indicação para o Oscar (roteiro original, com a dupla de atores entre os indicados). Agora em DVD, "Antes do Pôr-do-Sol" tem sido criticado pelos consumidores por ser "falado demais".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo