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Ficha completa do filme

Terror

Arraste-me para o Inferno (2009)

Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Do UOL Notícias 18/01/2010
Nota: 4

Sam Raimi surgiu com um filme de terror barato e inventivo chamado ''Evil Dead''(batizado de ''A Morte do Demônio'' no Brasil). Produzido quase três décadas depois, ''Arraste-me para o Inferno'' é uma espécie de volta a essa origem do diretor. Mais que ser um exercício de criatividade para produzir um trabalho de terror com baixo orçamento, ''Arraste-me'' é uma expressão de saudosismo um tanto anacrônico.

Em ''Arraste-me'' estão algumas das características que marcaram o diretor em seu início de carreira, como o uso do movimento de câmera e da edição para expressar a tensão da cena, além de uma boa dose de escatologia e de humor negro. Porém há algo que Sam Raimi parece não ter se dado conta.

O diretor deixou para trás a época em que era um novato com boas ideias e uma câmera na mão. Entre ''Evil Dead'' e ''Arraste-me para o Inferno'', Raimi se consagrou como o diretor da série ''Homem-Aranha''. O terror também viu surgirem algumas trabalhos que, se não são inovadores, pelo menos deram novos ares ao gênero, como a série ''Pânico'' e os filmes de inspiração japonesa como ''O Chamado''.

Tudo isso faz com que a história de uma funcionária de banco (Alison Lohman) amaldiçoada por uma velha pareça um tanto óbvia, sem muitas novidades. Os sustos soam como um ''déjà vu''. Eles provocam um frisson, não necesariamente a sensação de terror. A impressão é reforçada pelo uso da escatologia. No final, o efeito é de ter provocado um riso nervoso ao invés de calafrios.

Um bom exemplo é a cena da hemorragia sofrida pela personagem de Lohman. O esguicho de sangue lembra mais a obra de um espírito zombeteiro, bem ao estilo Freddie Krueger, do que obra do Mal. Diga-se, o espectador não irá se surpreender se encontrar referências a filmes de terror do anos 80 como ''Poltergeist'' e ''A Hora do Pesadelo''.

Nas mãos de Sam Raimi, essa história um tanto desgastada ganha agilidade, mas foge do gênero do terror, em grande parte por culpa do tempo. Os tempos são outros e muita coisa mudou. Talvez até mesmo para Sam Raimi.

Em tempos de crise financeira global, soa cínico que a anti-heroína seja uma funcionária de banco que foi amaldiçoada por permitir que uma velha perdesse sua casa. Em uma entrevista, Sam Raimi disse que a história é sobre uma garota que optou pela cobiça. O roteiro, escrito com seu irmão Ivan Raimi, nasceu na época em que Sam estava produzindo ''Darkman'', justamente o trabalho que marca a passagem do diretor independente para o mainstream hollywoodiano. Seria como se Sam Raimi estivesse exorcizando a venda de sua alma a Hollywood. Essa seria a melhor piada de humor negro de ''Arraste-me''.

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