UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (1965)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras

Foi imenso sucesso esta comédia que tem um grande elenco internacional, com astros como o italiano Alberto Sordi e o francês Jean-Pierre Cassel (pai de Vincent Cassel).

É uma super produção que mistura ação com humor, com bonita fotografia aérea e direção de arte caprichada, incluindo uma notável recriação de época, principalmente os antigos aeroplanos, reconstituídos de forma fiel e bem-humorada. Eles construíram cerca de 20 aviões totalmente operacionais, usando materiais e equipamento da época.

Já começa de forma memorável, quase como um curta-metragem de animação, com Red Skelton (em sua última aparição no cinema) ilustrando as dificuldades que o ser humano enfrentou na tentativa de voar. Mas o enredo se foca na competição aérea entre Londres e Paris, patrocinada por jornal inglês e com grande prêmio em dinheiro.

Naturalmente vem gente do mundo inteiro, inclusive um cowboy americano, e o filme faz piada com as peculiaridades nacionais dos competidores (o alemão inflexível, o inglês pomposo, o francês sedutor e o italiano com uma família imensa e passional).

Tem um monte de gente famosa, mas quem marca mais como o vilão bigodudo é Terry-Thomas. O êxito foi tanto que a mesma equipe poucos anos depois repetiu a dose fazendo outro filme parecido, agora sobre uma corrida de carros, "Os Intrépidos Homens e Seus Calhambeques Maravilhosos" ("Monte Carlo or Burst", 1969).

O filme foi até indicado para o Oscar de Roteiro Original. Hoje envelheceu um pouco, porque a comédia atual tem outro ritmo, mais intenso e frenético, e este pode parecer lento. Mas ainda é boa diversão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo