UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Eu Sou a Lenda (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Foi sucesso no Brasil e no Exterior esta ficção científica estrelada por Will Smith, que se confirma como um dos maiores astro de cinema da atualidade.

É baseado num velho livro de Richard Matheson, mestre do fantástico que teria sido a fonte da origem dos zumbis modernos, antes adaptado duas vezes pra o cinema: um com Vincent Price, como "Mortos que Matam (The Last Man on Earth, 1964), de Sidney Salkow; e "A Última Esperança da Terra" (The Omega Man, 1971), de Boris Sagal, com Charlton Heston.

Durante anos se pensou numa refilmagem com Ridley Scott e Arnold Schwarzernegger, mas sairia muito cara. Até que, finalmente, o desenvolvimento dos efeitos digitais que permitem criar tanto os vampiros quanto limpar a cidade de Nova York de vestígios de vida permitiu levar o projeto às telas.

Smith é o ator certo para fazer este protagonista. Emma Thompson faz aparição como a médica que criou a vacina. Os que escaparam se tornaram uma espécie de zumbis/vampiros, que só podem atacar de noite e espalham o vírus com facilidade.
Apenas Robert Neville (Smith) escapou e agora sozinho - já que somente em flash-backs vemos sua família sendo morta quando tentava fugir do bloqueio à cidade - procura uma cura para a doença. Ele percorre a metrópole, agora inteiramente deserta, e mantém-se divulgando no rádio um permanente pedido de socorro para chamar outros possíveis sobreviventes.

Assim, durante praticamente uma hora, Smith está sozinho no filme, mesmo que ocasionalmente enfrentando e estudando os monstros. Só então que aparece uma sobrevivente com uma criança (Alice Braga). A atriz brasileira é uma presença muito simpática, muito eficiente, e sem problemas com o inglês. Sua personagem provoca o ataque dos vampiros que irão invadir o refugio do herói.

No livro original, Neville é uma lenda para os vampiros, que são o que restou da humanidade, justamente por ter sobrevivido tanto tempo. Mas no enredo do filme a opção é outra, mesmo assim bastante funcional. Em todo o longa, que tem boa apresentação visual, há uma narrativa rápida e momentos de emoção, ação e suspense. Bem realizado pelo cara que fez antes "Constantine", com Keanu Reeves. É uma competente aventura futurística, ao qual se assiste com atenção.

Prefira a edição especial com DVD Duplo, que traz duas versões do filme, sendo que uma delas com um final alternativo completamente diferente do que passou nos cinemas (difícil dizer qual o melhor).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo