UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Lobo - O Assassino (1997)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Lobo - O Assassino

Esta foi a polêmica estréia na direção de Donnie Yen, famoso astro de Hong Kong, que começou sua carreira como assistente de Yuen Woo Ping (criador das cenas de artes marciais de filmes como "Matrix" e "O Tigre e o Dragão"). Aqui ele dirige, produz e atua na história sobre um lendário conto de um soldado mestre na arte da espada, que perde a memória e parte em busca de sua amada.

Em suas andanças, ele faz amizade com um jovem (o competente Dayo Wong) e conhece uma mulher (Carman Lee), sem saber que é ela quem procura, e acaba se apaixonando novamente por ela. O problema é que seus antigos inimigos estão em seu encalço, o que culmina em algumas cenas de ação espetaculares, em especial a vibrante perseguição na floresta.

Como o enredo do filme é bastante derivativo, com fortes influências do cinema ocidental, os fãs mais exigentes simplesmente ignoram a fita, enquanto muitos outros o elegem como um dos melhores filmes de artes marciais já produzido. Na verdade, fica no meio termo. Não é exatamente um clássico, mas é bem amarrado e a criatividade de Yen consegue contornar suas deficiências como cineasta e principalmente o modesto orçamento (dizem que o filme custou apenas US$ 100 mil), realizando algumas cenas de ação inesquecíveis. Vale a pena ser descoberto.

Infelizmente, devido à natureza independente da produção, o filme não foi bem transposto para o lançamento em home vídeo. Todas as versões sofrem dos mesmos problemas, com imagem de má qualidade e a mudança do aspecto original de cinema para o formato standard.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo