UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Luzes da Ribalta (1952)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
Luzes da Ribalta

Faz parte da Coleção Chaplin, autorizada pela família de Carlitos e produzida pelo francês Marin Karmitz. Todas as cópias são restauradas, com edições especiais (a embalagem é a mais bonita e cuidada até hoje, lançada no mercado brasileiro).

Este é o filme que Chaplin fez (já sem o personagem de Carlitos) numa época em que a imprensa americana o perseguia, acusando-o de comunista. Isso culminou com praticamente uma expulsão do país, quando levou o filme para estrear na Inglaterra. Foi o começo de um exílio na Suíça, que só seria interrompido por uma breve visita a Hollywood, para receber o Oscar especial em 1971. O filme só foi estrear muitos anos depois em Los Angeles, ganhando um Oscar de Trilha Musical em 1972.

Inspirando-se em histórias de sua infância, ele conta um caso dramático e sentimental, lançando como estrela a jovem Claire Bloom (que depois teria uma bem-sucedida carreira no cinema), e dando um papel importante para seu antigo rival Buster Keaton (que tivera sua carreira destruída pela bebida. Esta chance permitiu a Keaton ser redescoberto e terminar seus dias saudado como um gênio da comédia). Coloca no segundo papel masculino seu filho Sydney. Outro filho, Charles Chaplin Jr., faz uma aparição como um policial cômico. E os três filhos pequenos, inclusive Geraldine, fazem rápida aparição no começo do filme. Até a esposa Oona pode ser vista rapidamente como dublê de Claire. A trilha musical e principalmente a canção-tema, foram sucesso mundial. É seu filme mais romântico, triste e, talvez por isso, dos mais populares.

Traz no disco 2 o documentário "Chaplin Today: Luzes da Ribalta", de 26 minutos, de Edgardo Cozarinsky (com depoimentos de Claire Bloom, Sydney Chaplin e do diretor italiano Bernardo Bertolucci); prefácio (introdução feita por David Robinson, inserindo o filme no seu contexto histórico); cena cortada (uma conversa entre Calvero e Claudius); música original, trilha sonora completa (por capítulos, 59 minutos); footlights (Chaplin lê dois trechos do romance que escreveu e inspirou o filme); "The Professor" curta-metragem incompleto, de 1919, com 7 minutos, onde Chaplin interpreta um treinador de pulgas, situação que ele repete neste filme); home movies (a família Chaplin em seu cotidiano nos EUA, nos anos 50, e o retorno de Chaplin aos lugares de sua infância, em 1959. Ambos coloridos, 16 minutos); galeria de fotos (200 fotos de produção e desenhos preparatórios), cartazes do filme, trailers (inglês e italiano) e cenas de outros filmes da coleção. Tudo legendado em português.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo