UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama, Comédia

O Cinema Falado (1986)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Cinema Falado

Único longa-metragem dirigido pelo compositor Caetano Veloso, que também foi ex-crítico de cinema. O título é inspirado numa canção de Noel Rosa, mas é basicamente uma fita de "talking-heads", monólogos com ocasionais interlúdios de dança.

Muito pessoal e discursivo, extremamente polêmico, foi recebido com animosidade pela maior parte da crítica. Mas Caetano parece querer provocar discussões, principalmente sobre a homossexualidade (há um momento que é uma homenagem a nudez de Maurício Mattar).

O filme é dedicado a Antônio Cícero e José Agripino de Paula. Os instantes mais tocantes são com a família do autor, seu irmão Rodrigo dançando no pátio da casa, sua mãe Dona Cano cantando, ou ainda a imagem Felliniana da igreja de sua cidade natal. Também é divertida a cena em que Regina Casé imita a entrevista de Fidel Castro.

Não satisfeito com a qualidade do master desta versão (cheia de riscos e manchas), o filme seria remasterizado e relançado para o final de 2003, trazendo também legendas em diversas línguas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo