UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Criado (1963)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
O Criado

De todos os diretores americanos que tiveram de se exilar por causa do macartismo, o mais bem-sucedido foi sem dúvida Joseph Losey (1909-1984). Foi na Inglaterra que ele pôde desenvolver seu estilo rebuscado e barroco, recorrendo a atores europeus e bons roteiristas. Entre outros, fez parceria com o famoso e elíptico dramaturgo Harold Pinter, Nobel da Literatura em 2005 e que aparece rapidamente na cena do restaurante. Esta é considerada a obra-prima da dupla.

Eles criaram juntos uma fábula obscura e alegórica, com bastante erotismo e muito sarcasmo direcionado à rígida separação de classes inglesa. Dirk Bogarde, um dos atores prediletos do diretor, faz um criado que se emprega na casa de um jovem rico e indolente, levemente alcoólatra (James Fox, que faria toda uma carreira interpretando ingleses chatos e inflexíveis), e aos poucos o domina, tornando-se indispensável e abusado.

Há um leve subtexto homossexual, mas o filme fala mesmo é de poder, da tortuosa ascensão social baseada na submissão e na troca de papéis, e em última análise da luta entre o bem e o mal (com o último mais poderoso, ao gosto do diretor). As excelentes atuações de Bogarde e Fox renderam a eles os prêmios Bafta (o Oscar inglês). O filme também ganhou o de fotografia e foi o melhor roteiro do ano para os críticos de Nova York.

Com uso criativo de movimentos de câmera e muitos espelhos, e de uma canção jazzística interpretada por Cleo Laine, "O Criado" é um filme especial. Pode ser apaixonante, graças ao cinismo de sua proposta e à competência da realização. Isso o fez muito influente, provocando uma sucessão de outros filmes sobre empregados que controlam ou seduzem os patrões, inclusive "Teorema", de Pier Paolo Pasolini.

Curiosidade: na história, o projeto profissional do personagem de Fox é vir ao Brasil derrubar parte da selva para construir três cidades onde viveriam e trabalhariam operários asiáticos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo