UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

O Monstro do Mar Revolto (1955)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Monstro do Mar Revolto

Mais um dos filmes do mestre do stop-motion Ray Harryhausen colorizados por computador, sob a supervisão direta dele.

Este foi o primeiro filme de Harryhausen na Columbia e com o produtor Charles H. Schneer, numa feliz parceria que iria até o último filme dos dois, "Fúria de Titãs" (Clash of the Titans, 1981), realizado na Metro.

Aqui eles trabalharam com um orçamento bem apertado, a ponto de Harryhausen, sempre trabalhando sozinho, ter decidido fazer a miniatura do polvo com apenas seis tentáculos, ao invés de oito, a fim de agilizar o processo de stop-motion. Detalhe impossível de perceber no filme, em que o monstro está sempre em movimento.

É uma história bem dentro do espírito da paranóia atômica dos anos 50, que perde um longo tempo com o ceticismo da Marinha, resistente à crença na existência do monstro, e com o romance entre o capitão do submarino que o descobriu (Kenneth Tobey) e a bela cientista que o ajuda (Faith Domergue, ex-protegida de Howard Hughes).

Mas o trabalho de Harryhausen, quase todo presente na última meia hora, compensa a espera, graças à destruição da ponte Golden Gate e o clímax na baía de São Francisco. Boa diversão proporcionada por este queridinho cult dos filmes de monstro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo