UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Ouro de Nápoles (1954)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Ouro de Nápoles

Essa é rara comédia clássica sai em 'home vídeo' na versão completa e inédita , trazendo dois episódios inéditos: o do enterro da criança e o final, em que o celebre autor napolitano Eduardo de Filippo (1900-1984) vive um consultor popular que ensina os vizinhos a fazer a "pernáquia".

Na época, De Sica estava decepcionado com a experiência de rodar em inglês ("Quando a Mulher Erra") e resolveu retornar às raízes com uma adaptação de contos de Giuseppe Marotta, que participou do roteiro junto com o parceiro habitual do diretor Cesare Zavattini. Na verdade, é menos comédia e mais drama, por vezes melancólico e patético.

Vale principalmente pelo elenco que traz grandes estrelas do cinema italiano no auge da forma como a jovem Sophia Loren, consagrada no papel da mulher do pizzaiolo que provoca na cidade uma busca pelo anel que na verdade esqueceu na casa do amante. Quem brilha também é Paolo Stoppa (1906-1988) como um recém viúvo que encena um suicídio, numa cena elogiada por Scorsese em seu documentário sobre o cinema italiano.

De Sica (1902-1974) aparece, sem crédito, como um homem rico viciado em jogo que foi interditado pela família. Totó (1896-1967) está presente como um palhaço de rua obrigado a tolerar como hóspede um mafioso. E Silvana Mangano (1930-89) tem um de seus melhores momentos na pele da prostituta que se casa com desconhecido, cujo segredo parece coisa de autoria de Nelson Rodrigues. O titulo ressalta o povo de Nápoles como seu maior valor, ou seja, o "ouro".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo