UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia, Musical

Serenata Tropical (1940)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Serenata Tropical

Pouco antes da Política de Boa Vizinhança do governo americano, que estimulava os estúdios a fazerem filmes que aproximassem os EUA dos países da América Latina, a Fox fez esta comédia musical passada na Argentina (mas toda rodada no estúdio e nas imediações, com umas poucas tomadas do país nos minutos iniciais).

Do ponto de vista político, o resultado não podia ter sido pior, com o filme tendo a exibição proibida na Argentina em um primeiro momento. Também pudera. O país é retratado como uma grande hacienda em estilo mexicano, que só aparenta ser moderno nas boates americanizadas, e cujo povo indolente e primitivo parece só pensar em corridas de cavalos. Para piorar, a música onipresente é a rumba, sem o menor traço da paixão nacional, o tango.

Ou seja, nem sinal da verdadeira filial da Europa que era Buenos Aires naquela época. Isto, porém, não impede que o filme funcione cinematograficamente, um típico musical escapista da Fox, muito colorido e meio nonsense, divertido, movimentado e com o charme da dupla romântica Don Ameche (1908-93) e Betty Grable (1916-73), às voltas com o pai dele, que odeia a família da moça e não quer permitir que um cavalo campeão participe de corridas.

E ainda o atrativo extra de trazer Carmen Miranda (1909-55) em seu primeiro filme americano. Ela aparece como uma cantora brasileira e não participa da trama, cantando em um palco (acompanhada do "Bando da Lua") logo na abertura seu maior sucesso na América, "South American Way".

Mais tarde, num night club, faz dois rápidos números em português, "Mamãe Eu Quero" e "Bambu Bambu". Fez tanto sucesso que fechou contrato com a Fox e logo depois filmaria, já como estrela, "Uma Noite No Rio" ("That Night In Rio", 1941). Suas cenas foram rodadas em Nova York, porque a cantora havia estourado num show da Broadway chamado "Streets of Paris". A excelente dupla de sapateadores negros Nicholas Brothers tem um número também marcante. Boa e descompromissada diversão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo