UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

Toy Story (1995)

Heloisa Dall'Antonia

Heloisa Dall'Antonia

Da Redação 23/04/2010
Nota: 5
Toy Story

Senhor Cabeça de Batata, Rex, Porquinho, Slinky, os aliens e, é claro, Woody e Buzz Lightyear. Quinze anos depois do lançamento de "Toy Story" pela Pixar, é difícil pensar em animação computadorizada sem citar os personagens do filme de 1995 e de sua continuação, de 1999. Nem sempre, porém, a história dos brinquedos de Andy foi como a conhecemos. Se hoje sabemos que o caubói Woody é gente boa, mas um pouco ciumento por ter de dividir com o patrulheiro espacial Buzz Lightyear o posto de boneco preferido do dono, houve um momento em que os roteiristas pensaram em fazer dele um ranzinza capaz até de atirar o concorrente pela janela, de propósito. Essa é uma das curiosidades que a nova edição especial do DVD (lançada em março de 2010) traz.

Apesar de alguns extras interessantes, como as três divertidas animações ''Histórias do Estúdio'', que contam detalhes de como é o cotidiano da Pixar e principalmente '''Black Friday': o 'Toy Story' que você nunca viu'' (com o storyboard original da época, mostrando Woody como um antipático), o DVD é mais interessante para quem ainda não tem uma versão do filme em casa.

O disco traz a animação, comentários em áudio, o ''Diário de Missão de Buzz'' (um pequeno especial feito com a NASA mostrando um boneco do astronauta levado à Estação Internacional), ''Caminhos para a Pixar'' (sobre a trajetória de alguns artistas antes de entrarem na empresa), ''Buzz Conquista Manhattan'' (sobre a primeira aparição do balão do personagem na parada do Dia de Ação de Graças, em Nova York) e um especial sobre a história do terceiro filme, a ser lançado nos cinemas em 2010.

A trama, dirigida por John Lasseter, fez bonito nas bilheterias pelo mundo (foram mais de 360 milhões de dólares, além dos 192 milhões nos EUA), conquistou corações e ainda é tida como a primeira animação completamente feita por computador, um marco.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo