UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

20/04/2006 - 18h07
Amigas adolescentes resgatam sereia em "Aquamarine"; veja fotos e trailer

Por Michael Rechtshaffen

HOLLYWOOD (Hollywood Reporter) - A comédia romântica "Aquamarine", estréia da sexta-feira, é um filme adolescente com toques de fantasia e enredo despreocupado, que tem como centro uma sereia fora da água, ao estilo "Splash -- Uma Sereia em Minha Vida".

As protagonistas são Emma Roberts, estrela de "Unfabulous", da Nickelodeon, e a cantora pop JoJo, também conhecida como Joanna Levesque.

As duas representam respectivamente Claire e Hailey, duas amigas que estão passando o que provavelmente será seu último verão juntas, já que Claire está prestes a se mudar para a Austrália com sua mãe, uma bióloga marinha.

Até agora elas estavam passando o tempo tomando sol no clube de praia na Flórida onde Claire vive com seus avós, ambas curtindo uma paixonite pelo salva-vidas bonitão Raymond (Jake McDorman). Mas o destino decide levar uma sereia (Sara Paxton) à piscina do clube.

Tendo fugido de casa para evitar um casamento arranjado, a sereia Aquamarine está determinada a provar a seu pai que o amor verdadeiro existe. Ela tem prazo de três dias para fazer algum homem apaixonar-se por ela, senão terá que voltar ao mar.

É claro que também ela se apaixona por Raymond, mas Claire e Hailey se dispõem a ajudá-la a conquistar suas pernas terrestres, em troca de Aquamarine lhes conceder um desejo muito especial, algo que é prerrogativa das sereias.

A julgar pelas adaptações ao cinema de seus romances "Da Magia à Sedução" e "The River King" ("Mistério em River King"), Alice Hoffman nem sempre tem tido sorte com Hollywood. Mas as coisas melhoraram com a chegada de "Aquamarine", com performances simpáticas e o toque levemente cômico da diretora novata Elizabeth Allen.

Na adaptação que fazem do material de Hoffman, os roteiristas John Quaintance ("Material Girls") e Jessica Bendinger ("As Apimentadas") fazem um bom trabalho no sentido de transmitir os temas da história -- o valor da amizade e individualidade --, sem cair num clima excessivamente sério.

A diretora Allen conserva o tom alegre pelo menos até o terceiro ato, que fica um pouco sentimentalóide em alguns momentos. Em todo caso, fica claro que ela tem uma relação ótima com suas jovens atrizes.

Emma Roberts e Joanna Levesque são simpáticas e convincentes no papel das amigas de 13 anos de idade, mas Sara Paxton possui uma energia contagiante e amalucada no papel de Aquamarine, garantindo risadas ao longo de todo o filme.


31/01/2013