UOL Cinema Últimas Notícias
 
28/10/2009 - 07h00

A "aventureira" Hilary Swank aprende a voar com "Amélia"

ANA MARIA BAHIANA
Especial para o UOL
"Eu sou uma aventureira. Adoro o perigo.", diz Hilary Swank, que nesta segunda-feira (26) levou a estatueta de "atriz do ano" por sua performance em "Amelia", na 13ª edição do Hollywood Awards. "Já saltei de aviões. Já fiz queda livre. Já fiz bungee. Como Amelia, eu acredito que são coisas assim que valem a pena, que dão sabor à vida" Hilary está falando de Amelia Earhart, uma pioneira da aviação, primeira mulher a pilotar um avião através do Atlântico, e, com seu desaparecimento sobre o Pacífico em junho de 1937, um dos grandes mistérios do século 20. Hilary é Amelia em seu novo filme homônimo, dirigido por Mira Nair a partir de duas biografias de Earhart, "East to the Dawn", de Susan Butler e "The Sound of Wings", de Mary S. Lovell.
  • Ewan McGregor e Hilary Swank contracenam


Porque Hilary foi uma peça essencial na realização do filme, ela ganha crédito também como produtora executiva. "Mas o crédito principal deve ir para (o produtor) Ted Waitt, que sempre foi apaixonado por Amelia Earhart e absolutamente determinado a levar sua história para a tela", diz Hilary. "Quando ele encaminhou o roteiro para mim, foi muito fácil compartilhar esse entusiasmo. Amelia e eu temos muita coisa em comum, não apenas no espírito de aventura mas principalmente na audácia com que ela viveu sua vida. Amelia nunca pediu desculpas por suas escolhas. Teve a coragem de viver como queria, nos anos 1920 e 30, quando tudo era muito mais difícil para as mulheres. Era uma mulher muito adiante de seu tempo."

O filme de Mira Nair ocupa-se em doses iguais das aventuras de Amelia no ar e na terra, onde ela era uma verdadeira celebridade, em grande parte graças aos esforços de seu marido,George Putnam (Richard Gere), pioneiro num outro ramo - relações públicas e marketing. Como as divas de hoje Amelia fazia tours promocionais, endossava produtos e tinha sua própria linha de vestuário. Mas não era de modo algum uma esposa submissa, controlada pelo marido: seu acordo com Putnam previa total liberdade nas vidas "privadas e públicas" dos dois. Para Amelia, isso incluiu vários casos amorosos, principalmente com outro entusiasta da aviação, Gene Vidal (Ewan McGregor), pai do futuro escritor Gore Vidal. "Essa é uma das coisas na qual divergimos", diz Hilary. "Eu acredito em monogamia. Mas não canso de admirar a fome de liberdade de Amelia e o modo como ela assumiu controle completo sobre sua vida."

Para viver Amelia Hilary realizou um velho sonho: aprender a pilotar. "Queria manter a naturalidade e o realismo no uso dos instrumentos, na experiência de pilotar", diz Hilary. "Mas, por motivos de segurança, eu obviamente não podia pilotar de verdade nas filmagens". Tudo isso deve mudar agora" Hilary está estudando para tirar seu brevê e pretende comprar um avião em sociedade com seu amigo Ewan Mc Gregor, que também aprendeu a pilotar para o projeto. "Queremos participar de competições", ela diz, olhos brilhando. "Dá para entender tudo sobre Amelia quando se está lá em cima. É absolutamente apaixonante."

Compartilhe:

    Cine UOL Lumière

    A programação completa da sala de cinema do UOL você encontra aqui

    Hospedagem: UOL Host