Topo

"Fico mais à vontade quando interpreto o idiota", diz Ben Barnes, astro de "As Crônicas de Nárnia"

Ator Ben Barnes participa de evento em Madri, na Espanha (2/06/2010) - Getty Images
Ator Ben Barnes participa de evento em Madri, na Espanha (2/06/2010) Imagem: Getty Images

08/12/2010 07h00

Quão desesperado Ben Barnes está para camuflar sua boa aparência? “Eu já fiz um teste. Pedi ao pessoal da maquiagem para colocar olheiras sob meus olhos e cicatrizes no meu pescoço e rosto”, diz o ator britânico de 29 anos, que interpreta o rei Caspian em “As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada”. “Eles puxaram um lado do meu olho para baixo, para que eu parecesse mais estranho e mais rude.”

O que aconteceu? “Não funcionou”, diz Barnes. “Mas eu ainda não me conformo em ser um protagonista. Eu fico mais à vontade quando interpreto o idiota.”

Lamentavelmente para Barnes, ele tem 1,85 metro e é boa-pinta. Mas por mais desconfortável que esteja com sua aparência, ela lhe proporcionou o papel que realmente queria – o do príncipe do título em “As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian” (2008). “Eu achei que nem seria recebido por eles, porque ouvi dizer que estavam procurando por alguém mais jovem e estrangeiro. Então alguém me viu em uma peça (‘The History Boys’, 2007) e me convidou para um teste.”

Poucas semanas depois ele estava diante das câmeras, e dois anos depois retornou para fazer “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, o terceiro filme da série baseada nos sete romances de fantasia de C.S. Lewis. O filme tem estreia prevista para 10 de dezembro.

“Um dos principais motivos para querer interpretar o príncipe Caspian era para que pudesse interpretar o rei Caspian”, diz Barnes, falando por telefone de Londres, onde faz parte atualmente de uma montagem teatral do romance de guerra “Birdsong” (O Canto do Pássaro, 1993), de Sebastian Faulks. Novamente ele é o protagonista, um capitão do exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial, apesar de ter tido que cortar quase todo seu cabelo de “Nárnia” para o papel. “‘O Príncipe Caspian’ (1951) não é a melhor história. ‘A Viagem do Peregrino da Alvorada’ (1952) é a minha favorita.”

  • Divulgação

    Ben Barnes (segundo à esquerda) e atores em cena do filme ''As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada''

“Eu fico feliz que tenham se passado dois anos entre os dois, para que eu pudesse ter um tempo para ganhar confiança em outros filmes. Desta vez eu não estava tão ansioso quanto na primeira vez. Eu pude interpretá-lo com um pouco mais de autoridade.”

Um príncipe

“Príncipe Caspian” introduziu o personagem de Barnes como um jovem tentando restaurar a paz em Nárnia. No novo filme ele se tornou rei e está em uma missão que determinará o destino de seu país. Para ajudá-lo estão duas das quatro crianças de “Príncipe Caspian” – Edmundo (Skandar Keynes) e Lúcia (Georgie Henley)–  além do camundongo guerreiro chamado Ripchip (voz de Simon Pegg).

“O rei Caspian está no comando do navio, o Peregrino da Alvorada, mas é algo coletivo, não algo concentrado na minha história. Ele ainda enfrenta alguns fantasmas de seu passado, por ter sido criado como órfão, sem uma figura paterna forte. Ele enfrenta os demônios de sua criação e esse é seu desafio pessoal”, contou. “As crianças estão crescendo e passando pela adolescência, se transformando em quem sentem que estão destinadas a ser. Ele é a figura de autoridade que está aprendendo a lidar com suas responsabilidades e seu status de rei.”

TRAILER DE ''AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA"

Este filme de “Nárnia” pode ser o último de Barnes. Seu contrato não prevê sequências, o que não deve causar surpresa aos fãs dos livros. “Em ‘A Cadeira de Prata’ (1953), Caspian está velho. Eu gostaria de vê-los fazer a série toda. Eu passei a adorar lutas com espadas e montar a cavalo.”

Mais trabalhos

Barnes estreou no cinema com o épico de fantasia “Stardust –O Mistério da Estrela”, ao lado de Claire Danes e Michelle Pfeiffer. Naquele mesmo ano ele também fez o filme independente “Bigga than Ben”, interpretando um delinquente russo.

Após concluir “Príncipe Caspian”, fez “Bons Costumes” (2008), baseado em uma peça de Noel Coward, com Jessica Biel, Colin Firth e Kristin Scott Thomas. Então, interpretou o papel título de “Dorian Gray” (2009). Ele tem estado ocupado, mas gostaria de estar ainda mais. “Eu tenho perdido alguns papéis. Eles dizem: ‘Nós estamos procurando por alguém mais comum’. Isso significa: ‘Você é bonito demais’. Mas isso ajuda em outros papéis. Não dá para mudar quem você é.”

“Eu acho que há um movimento para se distanciar do garoto bonito e voltar à ideia antiga do homem de verdade. Eu falo sobre um ator como Jon Hamm ou, aqui, Michael Fassbender. Eles são sujeitos que parecem ter crescido em uma fazenda, mas também são diabolicamente atraentes”, diz. “Mas há uma recente onda de sujeitos bonitos como Robert Pattinson e Aaron Johnson conseguindo trabalho, então parece que não vai acabar tão cedo, o que é uma ótima notícia.”

Barnes esteve recentemente em Boston, filmando o thriller independente “Locked In”, com Eliza Dushku e Brenda Fricker, fazendo o papel de um “pai jovem traumatizado tentando colocar sua vida de volta nos trilhos”. Também será lançada em breve uma comédia baseada no livro de memórias “Killing Bono” (2004), de Neil McCormick.

“É um filme bem anos 80. É sobre dois irmãos que frequentaram a escola com o U2 e formaram sua própria banda. Eles achavam que conquistariam o mundo, mas não conseguiram. Eu fico lá fazendo pose com calças de couro e gritando canções punks, fazendo papel de idiota. É algo que me cai muito bem.”

(Nancy Mills é uma jornalista free-lance baseada em Manhattan Beach, Califórnia.)

Tradutor: George El Khouri Andolfato