Topo

Festival de Tiradentes homenageia ator Irandhir Santos e diretor Paulo Cesar Saraceni

O ator pernambuco Irandhir Santos é um dos homenageados da Mostra de Cinema Tiradentes - Karime Xavier/Folha Imagem
O ator pernambuco Irandhir Santos é um dos homenageados da Mostra de Cinema Tiradentes Imagem: Karime Xavier/Folha Imagem

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

16/12/2010 16h58

Todo ano a Mostra de Cinema de Tiradentes elege um homenageado. Em 2011, a organização do festival decidiu prestar homenagem a dois profissionais do cinema com atuações em dois tempos distintos: o ator pernambucano Irandhir Santos (“Tropa de Elite 2”) e o diretor Paulo Cesar Saraceni (“Porto das Caixas”). A mostra acontecerá de 21 a 29 de janeiro na cidade mineira de Tiradentes.

O recente fenômeno cinematográfico nacional “Tropa de Elite 2” será exibido no evento como parte das homenagens a Irandhir, além dos curtas “O Azul” e “Décimo Segundo”. “Irandhir surge nessa cena marcada pelas revelações e confirmações de Lázaro Ramos, Wagner Moura, Hermila Guedes, João Miguel, todos, por coincidência ou não, nascidos e formados na Bahia e em Pernambuco”, afirma Cléber Eduardo, curador da mostra.

Paulo Cesar Saraceni também será lembrado na programação com três filmes. O curta “Arraial do Cabo” (1959), que marca a perene carreira do cineasta, será exibido junto com dois longas dirigidos por ele: “Porto das Caixas” (seu primeiro longa, de 1962) e o inédito “O Gerente” (2010). “A homenagem a Saraceni é de reconhecimento não apenas de uma trajetória, mas de uma perseverança em um desejo de vida, fazer cinema e ser cineasta”, explica Cléber Eduardo.

Fazer e discutir

Para aproveitar as discussões de troca de governo, a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes terá como tema “Inquietações Políticas” e discutirá os filmes políticos produzidos por nossos cineastas.

Além de debates, o festival oferece seminários, atrações artísticas e oficinas. Toda a programação é gratuita e a expectativa dos organizadores é atingir 30 mil pessoas. Para participar das oficinas, as inscrições já estão abertas no site oficial.