Topo

"Acho que o que fizemos é original", diz ator e roteirista Seth Rogen sobre "Besouro Verde''

Seth Rogen (à esquerda) e Jay Chou dão vida a uma dupla de heróis em cena de ""Besouro Verde"" - Divulgação
Seth Rogen (à esquerda) e Jay Chou dão vida a uma dupla de heróis em cena de ''Besouro Verde'' Imagem: Divulgação

THAÍS FONSECA

Enviada especial a Cancún, no México*

17/02/2011 08h00

Mesmo sem precisar usar uma roupa colada em estilo "Homem Aranha", Seth Rogen correu atrás de um visual mais enxuto para interpretar o herói de "Besouro Verde", filme que estreia nos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira (18). "Eu me exercitei 18 horas por dia, por 48 meses seguidos", brincou o astro em entrevista a um grupo de jornalistas, do qual UOL Cinema fez parte, em Cancún, no México, em julho do ano passado. Apesar de estar visivelmente mais magro que em filmes como "Superbad" ou "Ligeiramente Grávidos", não se pode esperar muito das habilidades físicas de seu personagem nesta nova história.

Na pele do playboy Britt Reid - filho do milionário James Reid (Tom Wilkinson), proprietário de um jornal nos EUA -, Rogen enfrenta vilões e foge deles, mas as cenas de luta ficam mesmo para o músico e ator Jay Chou, nascido em Taiwan, que dá vida ao assistente Kato. Ambos se encontram após a morte de Wilkinson: quando Britt tenta saber por que seu café ficou ruim repentinamente, descobre que vários empregados foram demitidos da mansão onde mora. Um deles era Kato, um jovem solitário capaz de fazer coisas incríveis com carros e de lutar sozinho contra um bando de caras armados. Ao se aproximarem, formam uma dupla contra o crime e desenvolvem uma amizade curiosa, cheia de disputas, expressas principalmente nos diálogos. "Assim como em 'Segurando as Pontas' as pessoas ficaram chocadas ao ver como James Franco podia ser engraçado, as pessoas verão como Jay pode ser hilário neste filme", disse Rogen.

  • Getty Images

    Da esquerda para a direita: Christoph Waltz, Seth Rogen, Cameron Diaz, Jay Chou e o diretor Michel Gondry na première de "Besouro Verde" na Espanha (2/12/2010)

Ao destacar a performance de Chou, Rogen chama a atenção para a comédia, gênero relacionado ao seu currículo de comediante de stand-up e de ator no cinema. Como co-roteirista de "Besouro Verde" (junto com Evan Goldberg), o astro criou uma versão cômica de um herói - cuja origem remonta a uma série de rádio norte-americana, na década de 1930 - rico mas pouco hábil, que tem ao seu lado um assistente extremamente talentoso. "Acho que o que fizemos é original. Nós fizemos a nossa versão de um filme de super-herói, baseado em personagens e relacionamentos e, ao mesmo tempo, há coisas de filme de heróis, como cenas de ação", defendeu. Além da dupla, o elenco dirigido por Gondry conta com Christoph Waltz como vilão e com Cameron Diaz como a secretária bonita e inteligente. A seguir, leia os principais trechos da entrevista coletiva.

Pergunta - Vocês se preocuparam com possíveis críticas de fãs antigos de "Besouro Verde" [o herói surgiu no rádio e ganhou versão na TV norte-americana nos anos 1930 e 40, respectivamente]?
Seth Rogen -
Eu me lembro de quando foi divulgado que o filme "Homem Aranha" seria feito e a ideia foi criticada. O mesmo com "Transformers". Acho que o fato de as pessoas se sentirem apaixonadas pelo tema é legal e eu sou do tipo de pessoa que odiaria cegamente projetos de filmes que eu não conheço, por que eu sou fã de filmes e eu sou muito apegado com algumas ideias (risos). Mas acho que o que fizemos é algo original. Nós fizemos a nossa versão de um filme de super-herói, baseado em personagens e relacionamentos e, ao mesmo tempo, há coisas de filme de heróis, como cenas de ação.

Pergunta - O projeto teve vários obstáculos até dar certo. Em algum momento você achou que não daria certo?
Rogen -
Enfrentamos vários desafios e muita gente se mostrou negativa em relação ao projeto nesse processo. Depois de diretor, houve substituição de ator...seria o tipo de filme que, se eu estivesse vendo de fora, acharia problemático. Mas o que posso dizer é que houve criatividade no processo e na forma de negociar e de fazer concessões. E toda vez que uma coisa ruim acontecia, nós pensávamos que uma coisa melhor aconteceria em seguida. Todas as vezes em  que perdemos alguma coisa, encontramos uma solução melhor no lugar. Acabava parecendo que "era para ser daquele jeito". Na hora de editar, achamos parecido com o que queríamos no princípio.

TRAILER LEGENDADO DE ''BESOURO VERDE''

Pergunta - Quando você era criança, pensava que um dia seria um super-herói?
Rogen -
Eu sempre fui fã, a ponto de amarrar um pano ao redor do pescoço e brincar de super-herói. É uma coisa que acho que muitas crianças fizeram. Sobre adultos, tentamos incluir no filme a ideia de que pessoas às vezes descontentes com suas vidas têm vontade de se tornar heróis.

Pergunta - Como foi trabalhar com Jay Chou?
Rogen -
Foi ótimo. Ele é engraçado e é uma das pessoas mais famosas com quem eu já trabalhei (risos). E você nunca teria esta percepção apenas andando ao lado dele. Ele entrava no set e conversava com a equipe como se fosse desconhecido e, como em Los Angeles ele não é famoso, andava anonimamente nas ruas. Assim como em "Segurando as Pontas" as pessoas ficaram chocadas ao ver como James Franco podia ser engraçado, as pessoas verão como Jay pode ser hilário neste filme.

Pergunta - As cenas de ação foram um desafio para você?
Rogen -
"Segurando as Pontas" também foi bastante físico. A diferença em "Besouro Verde" era ter um set maior, a habilidade que o dublê tinha, a quantidade maior de carros e explosões...essas coisas foram impressionantes. E eu não tive nada a ver com isso tudo. Só sentava para ver o trabalho dos caras que faziam coisas incríveis acontecer. Era muito legal assistir.

Pergunta - Você aparece bem mais magro no filme. Foi difícil emagrecer?
Rogen -
Eu me exercitei 18 horas por dia, por 48 meses seguidos (risos).

Pergunta - Qual foi seu processo para escrever o roteiro [feito em parceria com Evan Goldberg] ?
Rogen -
Tivemos várias versões do filme, refizemos várias vezes, inclusive quando Gondry entrou, fizemos uma versão com ele. Mas a ideia principal era sempre a mesma e girava em torno da relação entre Britt e Kado. O que mudava era a execução de algumas coisas, quanto tempo demoraríamos em tal momento...mas a ideia geral se manteve.

  • Divulgação

    Cameron Diaz dá vida a Lenore Case em ''Besouro Verde''

Pergunta - Como a personagem Cameron Diaz entrou nessa relação bagunçada de Britt e Kado?
Rogen -
Nós tentamos aproveitá-la de uma forma diferente da que esse tipo de personagem entra neste tipo de filme. Na série, por exemplo, ela era apenas a secretária, mas quisemos fazer uma versão mais interessante. No filme ela é uma especialista em  mentes criminosas que sonha em entrar para o jornalismo e tem um envolvimento com o assunto ao participar do jornal que  meu personagem tem como propriedade. E ela sabe tanto sobre criminosos que começamos a usar a sabedoria dela para ajudar a decidir o que o Besouro Verde poderia fazer em seguida. Ela não percebe que é a mestre por trás da nossa operação. Ela imagina que está ajudando a capturar o Besouro Verde e não a movimentá-lo.

Pergunta - Você pensa em dirigir um filme no futuro?
Rogen -
Sim, já pensei. É algo que pretendo fazer um dia.

* (A jornalista viajou a convite da Sony Pictures)