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Empresa brasileira entra no mercado de produção em 3D

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

28/03/2011 15h09

O Brasil é o maior mercado exibidor de filmes em 3D da América Latina, com quase 300 salas que trabalham com este tipo de projeção. De olho na popularidade da tecnologia, a empresa brasileira BossaNovaFilms uniu-se à Skycube, sediada no Uruguai, para criar a BossaNova3D, uma produtora especializada em conteúdo audiovisual em 3D.

Em evento de apresentação para a imprensa, os sócios Edu Tibiriçá, Michael Kronenberg, Juan Barbé e Irma "Jimmy" Palma  explicaram que a produtora cuidará de conteúdos 3D para salas de cinema, mas também para TV e outros aparelhos, como computadores e celulares. "Queremos atuar no mercado de comunicação como um todo, seja entretenimento ou publicidade", disse Jimmy Palma.

Custos altos?

Quando se fala de novas tecnologias o custo é uma preocupação constante. Juan Barbé disse que um dos desafios da BossaNova3D está exatamente neste aspecto: "Acredita-se que o custo seja dobrado quando o produto é 3D, mas isto é um mito que precisa ser derrubado". Juan explicou que, com o planejamento correto, o custo é aumentado em apenas 20% do que do seria gasto para o mesmo produto em 2D.

A princípio, a empresa oferecerá três tipos de serviços: produções originais em animação, os chamados enhancement clips (quando elementos 3D são adicionados em um filme em 2D) e na conversão total de filmes para 3D. Para o futuro, os sócios prometem entrar na captação de imagens em 3D, algo que ainda é muito custoso para os clientes.