Topo

Documentários sobre John Lennon e The Kinks estão na programação do In-Edit 2011, que acontece em SP e no Rio

O cantor e guitarrista inglês dos Beatles, John Lennon - EFE
O cantor e guitarrista inglês dos Beatles, John Lennon Imagem: EFE

Da Redação

08/04/2011 13h15

A terceira edição do Festival In-Edit, festival de documentários nacionais e internacionais sobre música, divulgou sua programação, que será exibida de 28 de abril a 8 de maio em São Paulo e de 6 a 12 de maio no Rio. Com mais de 70 documentários entre as atrações, o evento também prevê shows, debates e oficinas.

Nas mostras de filmes nacionais, estão previstos 45 documentários, seis deles em competição (veja a lista abaixo). Os demais integram a Mostra Brasil, Retrospectiva Brasil, Curta um som, Sessões Especiais, Mostra Online, In-Edit Mirim e Ciclo Universitário. Neste ano, o homenageado é o diretor brasileiro Andrucha Waddington, que tem em seu currículo documentários musicais, alguns deles exibidos no evento. São eles "Pedrinha De Aruanda", "Tempo Rei", "Paralamas Em Close Up: Uma Breve História Do Rock Brasileiro", "Arnaldo Antunes - Ao Vivo Lá Em Casa", "Viva São João", "Paralamas Do Sucesso – Longo, Caminho", "Outros (Doces) Bárbaros" e "Fé Na Festa".

Já entre as atrações internacionais, o festival promete 22 títulos inéditos no circuito comercial. Entre eles estão "LENNONYC'', sobre a vida de John Lennon após o fim dos Beatles, quando ele se muda para Nova York (EUA); e "Do It Again", do jornalista Geoff Edgers, que tenta reunir o The Kinks, banda de rock britânica formada nos anos 1960 que o diretor admira. Abaixo, veja a lista dos filmes brasileiros em competição e da mostra Panorama Mundial, com breves sinopses.

Panorama Brasileiro: Competição

"Gretchen Filme Estrada"
(Eliane Brum e Paschoal Samora, Brasil, 2010, 90´)
De circo em circo, Gretchen Filme Estrada registra as experiências da artista dividida entre pagar as contas com seu “piripiri” e a candidatura, ao enfrentar seus adversários políticos e um novo e respeitável público, o eleitorado.

"Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano"
(Henrique Dantas, Brasil, 2009, 75´)
Horas e horas de música com pausas para históricas peladas. Assim viviam os Novos Baianos no Cantinho do Vovô, a comunidade onde moravam em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante os anos de chumbo. Nessa época, os jovens músicos já conheciam João Gilberto e, aconselhados por ele, começavam a tocar sambas de compositores como Assis Valente e os mestres do choro, mas sem esquecer as referências roqueiras.

"Sex Beatles - Memorabília"
(Marcelo Martins, 2010, 75´)
No começo dos 90, os roqueiros brasileiros que não tivessem feito sucesso nos anos 80 tinham poucas chances de começar uma carreira pop. Mesmo assim, Alvin L., compositor de grandes hits para Marina, Capital Inicial, Leila Pinheiro, entre outros, decidiu montar o Sex Beatles com um grupo de amigos.

"É Candeia"
(Márcia Watzl, Brasil, 2010, 79´)
Em 2008, o premiado musical "É Samba na Veia, É Candeia" homenageou a vida e obra de um dos mais polêmicos sambistas do Rio de Janeiro. Aproveitando essa produção, este documentário conta a história de Candeia pela ótica dos atores.

"Sonora Rio-Bahia"
(Jasmin Pinho, Brasil, 2010, 71´)
Idealizado e produzido por Daniela Mercury, Sonora Rio Bahia é parte do projeto Canibália da cantora, que também inclui um CD, um show e uma instalação musical. O filme reúne tradições musicais do Rio e da Bahia na história de quatro jovens que procuram na música uma maneira criativa de transformar as comunidades carentes onde atuam.

"Tikimentary - Em Busca do Paraíso Perdido"
(Duda Leite. Brasil/Estados Unidos, 2010, 80´)
O que Carmem Miranda tem a ver com tikis havaianos? Uma equipe de brasileiros foi aos EUA investigar. Encontraram um verdadeiro aparato kitsch, florido, repleto de tótens polinésios e pássaros, compondo paraísos tropicais recriados na Flórida, Califórnia e NY.


Panorama Mundial: Documentários Internacionais

"Lemmy"
(Wes Orshoski e Greg Olliver, EUA, 117’)
Liderando o Motörhead desde 1975, Lemmy Kilmister é um exemplo para muitos, tanto na vida como na música. Aos 65 anos, segue fiel a seu particular estilo de vida: continua compondo, fazendo participações especiais e martelando com punho de ferro seu mítico Rickenbacker.

"La Colifata"
(Carlos Larrondo, Espanha-Argentina, 2008, 94')
No hospital neuropsiquiátrico José Tibúrcio Borda, em Buenos Aires, funciona desde 1991 a Rádio Colifata, uma emissora feita integralmente pelos internos, que serve como parte de seu tratamento. Gravando e emitindo do jardim do hospital há 20 anos, o projeto ganhou fama internacional.

"Soul Train: The Hippest Trip in America"
(J. Kevin Swain, Amy Goldberg, EUA, 2009, 65’)
Concebido por Don Cornelius como um espaço de expressão da cultura afro-americana, feito para difundir sua música, dança e jeito de ser, o programa Soul Train revelou ao país e ao mundo nomes tão importantes como Jackson 5, Marvin Gaye e Bill Whiters.

"The Extraordinary Ordinary Life of José Gonzalez"
(Mikel Cee Karlsson, Fredrik Egerstrand, Suécia, 2010, 75’)
José Gonzalez é um músico sueco de pais argentinos e que leva uma vida muito tranquila.
Neste filme, que acompanha suas atuações em vários países, vemos um personagem pouco comum no mundo da música.

"Who is Harry Nilsson (And Why is Everebody Talkin'About Him?)"
(John Scheinfeld, EUA, 2010, 116’)
Filme sobre Harry Nilsson, cantor, compositor, produtor, instrumentista, parceiro de John Lennon em composições e baladas e grande referência de The Beatles nos Estados Unidos.

"LENNONYC"
(Michael Epstein, EUA, 2010, 115’)
A história de amor entre John Lennon e a cidade de Nova York. Com o fim dos Beatles, o músico se muda com sua família para Manhattan, lugar que servirá de palco para os últimos 10 anos de sua vida. Neste documentário, há dados reveladores sobre sua relação com Yoko Ono, a parceria com Harry Nilsson, a relação com a bebida, as drogas e seus ex-companheiros de Liverpool.

"Upside Down: The Story of Creation Records"
(Danny O´Connor, Irlanda, 2010, 101´)
Imagine-se abrindo uma gravadora e revolucionando a música de seu país e do mundo. Foi o que fez Alan McGee quando montou a Creation Records, selo que descobriu bandas influentes como Oasis, My Bloody Valentine,  The Jesus and Mary Chain, entre outras.

"Who Killed Nancy?"
(Alan G. Parker, Reino Unido, 2009, 93’)
Você já deve ter ouvido várias vezes a história de que Sid Vicious matou sua namorada Nancy Spungen. Documentário analisa todas as versões e mostra os detalhes de um dos casos mais emblemáticos da história do rock'n'roll.
 
"Keep on Running: 50 Years of Island Records"
(Stuart Watts, Reino Unido, 2009, 90’)
O que Bob Marley, U2, Grace Jones e Cat Stevens têm em comum? Todos eles tiveram sua carreira impressa em um único selo: Island Records. Foi criado por Chris Blackwel na Jamaica e se transformou em um dos maiores ícones da música moderna.

"Speaking in Code"
(Amy Grill, EUA, 2009, 94’)
A diretora Amy Grill decide registrar a vida de seu marido David Gray e seu entorno. Uma vida rodeada pela música eletrônica, que leva o casal a viajar pelo mundo e conhecer de perto como se vive neste ambiente.

"Johnny Mercer; The Dream's on Me"
 (Bruce Ricker, Anthony Wall, Reino Unido, 2010, 100’)
Johnny Mercer escreveu seu nome em maiúsculas na história da música. Compôs "Moon River", "Laura", "One more for the road", "Day in, day out" entre tantos outros hits. Foi parceiro de Fred Astaire, Jack Teagarden, Louis Armstrong, Nat King Cole, Peggy Lee, entre outros.

"William S. Burroughs: A Man Within"
(Yony Leyser, EUA, 2010, 88’)
Documentário sobre a geração beat mostra como Allen Gingsberg, Patti Smith, Laurie Anderson, Jello Biafra, David Cronenberg, Iggy Pop, Andy Warhol, Sonic Youth entre tantos se deixaram influenciar por um dos nomes mais censurados e ao mesmo tempo mais lidos das últimas décadas.

"Coming Back for More"
(Willem Alkema, Holanda, 2010, 74’)
Diretor holandês Willem Alkema decidiu seguir Sly Stone para tentar entrevistar o músico.

"Venid a Las Cloacas. La Historia de La Banda Trapera Del Rio"
(Daniel Arasanz, Espanha, 2010, 90’)
Filme sobre o grupo espanhol La Banda Trapera del Río, criada na contracultura dos anos 1970.

"High on Hope"
(Piers Sanderson, Reino Unido, 2009, 72’)
História sobre início das raves no norte da Inglaterra.
 
"The Last Poets: Mad in Amerikkka"
(Claude Santiago, França/EUA, 2008, 52’)
Filme sobre o The Last Poets reúne o grupo e faz um balanço crítico do que foi a banda e seu legado.
 
"Do it Again"
(Mikel CeeKarlsson e Fredrik Egerstrand, Suécia, 2010, 75’)
O jornalista musical Geoff Edgers tenta reunir The Kinks. Uma banda que, segundo ele, é a melhor e mais importante do rock'n'roll.

"Strange Powers: Stephin Merritt and the Magnetic Fields"
(Kerthy Fix, Gail O´Hara, EUA, 2010, 86’)
Stephin Merritt é considerado por muitos como o melhor compositor pop da atualidade, além de ser uma metralhadora de pensamentos ácidos e ideias criativas.

"Brian Eno: Another Green World"
(Nicola Roberts, Reino Unido, 2010, 60’)
Documentário, produzido pela BBC, mostra Brian Eno em seu ambiente natural: o estúdio.

"Mamma Don´t Like no Guitarpickers 'Round Here"
(Jacqueline Van Vugt, Holanda, 2009, 90´)
Dia a dia de uma loja de guitarras em Amsterdã. Clientes assíduos, chatos esporádicos e a amizade que só os anos de convivência podem trazer servem como pano de fundo para um documentário que esbarra no reality show.

"Toots and the Maytals - Reggae got Soul"
(George Scott, Reino Unido, 2011, 60')
Groove, soul, reggae e o mar do Caribe. Assim vive hoje Toots Hibbert, líder da banda Toots and The Maytals. Percussor da primeira geração do ska no final dos anos 50 e amado por rastas, mods, punks, rockers, skinheads e todo tipo de fã.

"Glenn Gould: Au-Delà Du Temps"
(Bruno Monsaingeon,França/Canadá, 2006, 106’)
Retrato de Glenn Gould por Bruno Monsaingeon, músico e cineasta que filmou os maiores músicos de nossa época.

In-Edit Brasil – 3º Festival Internacional do Documentário Musical
Quando: 28 de abril a 8 de maio em São Paulo e de 06 a 12 de maio no Rio de Janeiro
Onde: Em São Paulo, nas salas:
MIS
Avenida Europa, 158
Entrada Gratuita
Telefone: (11) 2117-4777
Mostra Panorama Brasileiro

Galeria Olido
Avenida São João, 473
Valor do ingresso: R$ 1 (inteira)
Telefone: (11) 3331-8399
Mostras Panorama Brasileiro e Panorama Mundial

Cinesesc
Rua Augusta, 2.075
Valor do ingresso: R$ 4 (inteira)
Mostra Panorama Mundial
Telefone: (11) 3087-0501

Cine Livraria Cultura - Sala 2
Av. Paulista, 2.073
Valor do Ingresso: R$ 10 (inteira)
Telefone: (11) 3285 3696
Mostra Panorama Mundial

Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542
Entrada gratuita
Telefone: (11) 3256-2636
Mostras Panorama Brasileiro e Panorama Mundial

No Rio, ainda falta a confirmação das salas e de suas programações.