Topo

Com a liderança de "Rio" nas bilheterias, conheça as animações que tiveram maior público no Brasil

Da Redação

13/04/2011 07h00

O sucesso de "Rio" nas bilheterias fez com que o filme ganhasse status de maior abertura do gênero no Brasil em renda, com R$13,7 milhões de arrecadação. Ainda é cedo para afirmar que "Rio", dirigido por Carlos Saldanha, ficará no topo das bilheterias de 2011 ou do ranking das animações mais rentáveis no país.

Também é cedo para afirmar que "Rio" entrará na lista das animações que atraíram mais pessoas às salas - por ora, os dados do primeiro final de semana em cartaz são promissores, tendo o filme levado 1,1 milhão de pessoas aos cinemas no primeiro final de semana em cartaz. Mas é possível arriscar que "Rio" tem boas chances, inclusive pelo prestígio do diretor: em uma lista com os filmes de animação que mais atraíram espectadores no país - compilada pelo Filme B -, o primeiro e o terceiro lugar são ocupados por produções da franquia "A Era do Gelo", também dirigidas por  Saldanha. O ranking inclui as produções animadas lançadas entre 1992 e 2010. Veja abaixo um recorte com as 20 primeiras posições.

Em relação às maiores aberturas, na compilação do Filme B, que considera o número de público e não o de renda, "Rio" fica em décimo lugar na lista das 10 maiores aberturas de 2000 e 2011, atrás apenas de outra animação, "Shrek Terceiro", que ocupa a 9ª posição. Em renda, entretanto, "Rio" fica à frente da animação da Dreamworks, que fez R$9,8 milhões.