Topo

Cineastas de Hollywood também estavam atrás de Bin Laden; veja como vão ficar os seus projetos

Da Redação

02/05/2011 19h22

Pelo menos dois projetos envolvendo a caça ao "terrorista mais procurado do mundo", Osama Bin Laden, devem sofrer grandes mudanças nos próximos meses, em virtude da morte dele em um ataque comandado pela CIA. Um deles tem o comando de Kathryn Bigelow, ex-senhora James Cameron, e primeira diretora a ganhar o Oscar da categoria com o seu ótimo "Guerra ao Terror". O outro é um projeto de 2006 inspirado no livro "Jawbreaker", de autoria de um agente da CIA encarregado de dar seguimento a uma missão para matar Bin Laden. Oliver Stone esteve ligado ao projeto. A seguir, o que deverá acontecer com cada um deles:

 

QuemO que éComo estavaComo vai ficar
2010 - "Sem Título" (Kathryn Bigelow e Mark Boal)Inspirado em uma missão frustrada de tentar matar o líder da Al-Qaeda responsável pelo ataque de 11 de Setembro aos Estados Unidos quando ele se escondeu na região fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão.Mark Boal está trabalhando no roteiro desse filme há algum tempo, baseando-se em informações privilegiadas e apurações próprias sobre a equipe que localizou e matou Osama Bin Laden no Paquistão. Segundo a revista Variety, fontes próximas a Boal teriam dito que ele vai incluir no roteiro um ato final reproduzindo o momento do ataque e da morte de Bin Laden.Um problema para o filme, que tem início de produção marcado para o verão americano, seria a locação. Boal estava com viagem marcada para o Afeganistão, mas acabou cancelando o compromisso por razões de segurança. Bigelow e Boal querem ver como o mundo árabe vai reagir ao evento. Joel Edgerton é um dos nomes que devem compor o elenco.
2006 - "Jawbreaker" (Paramount)Inspirado no livro homônimo do agente da CIA Gary Berntsen sobre a missão militar liderada pelos EUA para caçar e matar Bin Laden durante os estágios iniciais da invasão do Afeganistão. Bernsten ajudou a coordenar a missão com ajuda das Forças de Operações Especiais.O estúdio contratou o roteirista Cyrus Nowrasteh para reescrever um primeiro tratamento com o co-autor do livro, Ralph Pezzullo, e Oliver Stone estava de olho no projeto como uma sequência para seu filme "World Trade Center". Mas o projeto parou.Quando a versão cinematográfica de Stone para o livro não deu certo, a Paramount pensou em usar a caça a Bin Laden como assunto para relançar o personagem de Tom Clancy, Jack Ryan, que ficou famoso em livros e filmes como "A Caçada ao Outubro Vermelho", "Jogos de Poder", "Perigo Real e Imediato" e "A Soma de Todos os Medos". Mas esse plano também falhou.