Topo

Com "On The Road", de Walter Salles, na lista, Festival de Veneza 2011 começa cedo as especulações

Kristen Stewart em cena do filme ""On The Road"" - Divulgação
Kristen Stewart em cena do filme ''On The Road'' Imagem: Divulgação

Da Redação

18/05/2011 14h26

O Festival de Veneza começou cedo a especulação em torno de filmes que poderão compor uma das seleções mais fortes do mais antigo certame cinematográfico do mundo. Com início marcado para 31 de agosto, a 68ª edição do festival italiano assegurou títulos importantes, está brigando para ter outros tão importantes quanto e decide entre algumas ofertas irrecusáveis. A boa notícia para os fãs de Walter Salles é que "On The Road", a aguardada adaptação para o cinema do clássico de Jack Kerouac, está na lista de pretensões da organização.

Praticamente certos estão: "Carnage", de Roman Polanski; "A Dangerous Method", de David Cronenberg, e "Fausto", última parte da tetralogia do cineasta russo Aleksandr Sokurov intitulada "Homens de Poder". Da França, Philippe Garrel volta com "Un Eté Brulant", releitura de "O Desprezo", de Jean-Luc Godard, com Monica Bellucci no papel que foi de Brigitte Bardot.

A exemplo do que tem acontecido com mais frequencia em Berlim e Cannes, o contingente americano poderá ser grande, com os famosos "arrasa-querteirões" e os chamados "independentes de alto perfil".

  • Divulgação

    Cena do filme "As Aventuras de Tintin"

Steven Soderbergh tem dois filmes na mira dos venezianos: "Contagion" (o blockbuster) e "Haywire" (o independente de alto perfil). Steven Spielberg está em situação parecida, com "War Horse" e "As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne" - ambos blockbusters. Nos dois casos, o mais provável é que reste apenas um filme de cada cineasta.

George Clooney segue a tendência, mas de maneira enviesada. O ator está no elenco de "The Descendants", de Alexander Payne, e dirige "Idles of March", com Ryan Gosling. Madonna submeteu seu "W.E" para a comissão de seleção.

Do Reino Unido, há também algumas certezas: "Wuthering Heights", de Andre Arnold; "Shame", de Steve McQueen; "The Deep Blue Sea", de Terence Davies; "Trishna", de Michael Winterbottom, adaptação de "Tess of the d'Urbervilles" de Thmas Hardy.