Topo

Premiação do Festival de Cannes 2011 foi equilibrada e teve a cara de Robert De Niro

Robert De Niro posa com os ganhadores Pablo Giorgelli (revelação), Bill Pohlad (melhor filme), Jean Dujardin (melhor ator) após premiação - Valery Hache/AFP
Robert De Niro posa com os ganhadores Pablo Giorgelli (revelação), Bill Pohlad (melhor filme), Jean Dujardin (melhor ator) após premiação Imagem: Valery Hache/AFP

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, de Cannes

23/05/2011 06h00

 

Como sempre, Robert De Niro falou pouco e não explicou quase nada das decisões que seu júri tomou. Mas, no geral, elas foram equilibradas e justas, num ano que teve filmes muito mais fortes do que a safra 2010.
 
"A Árvore da Vida", de Terrence Malick, não ganhou o prêmio apenas porque levou mais de cinco anos para ser feito. É um filme de pensamento livre, uma reflexão filosófica em forma de imagens, com ambição de falar da Vida e da Morte com letras maiúsculas. Com sua montagem sensorial, o filme faz de Malick um herdeiro distante do Kubrick de "2001: Uma Odisseia no Espaço".
 

‘A Árvore da Vida’ leva a Palma de Ouro

Diante de um filme tão belo e sensível, pouco importa se o diretor ele mesmo não compareceu aos eventos em Cannes. Houve quem amou o filme, houve quem o odiou - mas todas as rodas só falavam dele desde que foi exibido.
 
Em sua carreira de muitos filmes policiais e violentos, De Niro soube admirar as qualidades do americano "Drive". Pena que caiu na armadilha da câmera na mão do francês "Polisse", um filme que sobrevive apenas de um grande tema: a violência contra os menores.
 
O Grande Prêmio do Júri foi para dois filmes humanistas, o turco "Era Uma Vez na Anatólia" e o belga "O Garoto de Bicicleta". Mas poderia ter ido igualmente para o sensível finlandês "Le Havre", que saiu sem prêmio oficial - mas levou o prêmio da crítica internacional.
 
Onde está Kevin?
 
Na interpretação, foi saudável ver que De Niro e seu júri não caíram no canto da sereia de Sean Penn, um queridinho do festival, e preferiam premiar o excelente Jean Dujardin, francês que segura os 100 minutos de um filme mudo e preto-branco ("The Artist") com todo o carisma.
 
Entre as atrizes, porém, os críticos e o público de Cannes foram unânimos em apontar nos últimos dez dias que a interpretação de Tilda Swinton no britânico "We Need to Talk About Kevin" era poderosa e cheia de nuances.
Kirsten Dunst está longe de fazer feio em "Melancolia", mas também não chega a ter um desempenho memorável.
 
"Kevin" e o austríaco "Michael", filme muito duro sobre a pedofilia, foram as duas grandes ausências da premiação. Mas o que fica de tudo no final é a cobiçada Palma de Ouro - e esta foi para o filme mais impressionante da lista, aquele que ficará na cabeça por muitos e muitos anos.