Topo

Com barcos voadores, "Os Três Mosqueteiros" quer pegar carona no público de "Piratas do Caribe"

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

21/08/2011 07h00

A PlayArte Filmes, distribuidora de “Os Três Mosqueteiros” no Brasil, exibiu para a imprensa 25 minutos do filme. Pelas cenas apresentadas é possível perceber que a produção dirigida por Paul W.S. Anderson (“Resident Evil 4”) quer arrebanhar os mesmos espectadores que lotaram salas de cinema para assistir aos filmes da franquia “Piratas do Caribe”. A mistura de sequências de ação com falas bem-humoradas lembram momentos do Capitão Sparrow.

Se o gênero e o tom não forem suficientes para convencer os fãs de “Piratas” a apostar na nova franquia, há navios voadores que reforçam as semelhanças entre os títulos. Batalhas navais e até pulos entre embarcações esperam animar o público jovem.

Como no livro de Alexandres Dumas, a história é centrada em D’Artagnan, um jovem que se junta a mosqueteiros para garantir a paz na França absolutista. Logan Lerman (“Percy Jackson e o Ladrão de Raios”) foi escalado para viver o esquentado guerreiro.

Papa o papel de Athos, Porthos e Aramis, há os atores Matthew Macfadyen (“Robin Hood”), Ray Stevenson (“Thor”) e Luke Evans (“Fúria de Titãs”), respectivamente. O elenco é também tem Milla Jovovich (“Homens em Fúria”), Orlando Bloom (mais uma semelhança com “Piratas”), Christoph Waltz (“O Besouro Verde”) e Mads Mikkelsen (“Coco Chanel & Igor Stravinsky”).

Longe de ter um Johnny Depp em cena, “Os Três Mosqueteiros” abusa dos efeitos 3D que saltam da tela. Projéteis, chamas e golpes de espada são planejados para deixar o espectador inquieto na poltrona.

Quem teve experiências negativas com esse tipo de projeção em filmes como “As Viagens de Gulliver”, o próprio trailer de “Os Três Mosqueteiros” faz questão de apaziguar (com um anúncio em letras garrafais) a ira de quem foi enganado pelos ingressos mais caros. A produção foi gravada com câmeras 3D para garantir efeitos convincentes.

TRAILER DO FILME ''OS TRÊS MOSQUETEIROS''

Tamanho investimento em tecnologia pode parecer inconsistente com o pôster com ares retrô de “Os Três Mosqueteiros”. A arte concebida como uma pintura faz sentido quando as primeiras cenas, que apresentam os personagens do filme, são mostradas.

Cada vez que o rosto de um dos mosqueteiros é mostrado pela primeira vez, a cena congela e o rosto transforma-se em uma pintura, com o nome do personagem em letras estilizadas. Esse trecho serve para diferenciar as personalidades de cada um dos heróis e garantir que cada espectador simpatize com pelo menos um deles.

“Os Três Mosqueteiros” está programado para estrear em 14 de outubro no Brasil.