Topo

"Se alguém fosse vencer, seriam os macacos", diz diretor de "Planeta dos Macacos: A Origem"

ADRIANA TERRA<br>Enviada especial a San Diego

24/08/2011 07h00Atualizada em 24/08/2011 15h41

Enquanto a trama de "O Planeta dos Macacos: A Origem" cria um cenário anterior ao do longa-metragem original, de 1968, o mote do filme que estreia nesta sexta-feira (26) no Brasil ainda é a questão dos humanos em confronto com macacos superinteligentes. "Se alguém fosse vencer, seriam os macacos", opina o diretor Rupert Wyatt, em entrevista a jornalistas na Comic-Con, feira de cultura pop que ocorreu no último mês de julho em San Diego, nos EUA.

O diretor comentou as dificuldades em levar para a tela, mais uma vez, a trama originária de livro de 1963 de Pierre Boulle. "Houve quem achasse impossível fazer esse filme, pela história, pela época atual", conta ele.

O longa-metragem estreou bem nos Estados Unidos, no início do mês, mantendo-se por duas semanas consecutivas no topo das bilheterias.

"Filme não é celebração da tecnologia"

"É uma história sobre como as espécies vieram ao mundo", resume o diretor Wyatt. "Planeta dos Macacos: A Origem" se passa em San Francisco, nos EUA, onde vive o cientista Will Rodman (James Franco). Atrás da cura do Alzheimer, doença que atinge seu pai (John Lithgow), Will usa o chimpanzé César (Andy Serkis) como sua cobaia. A amizade e afeição inicial entre os dois é colocada em questão na trama, diante da percepção do macaco César acerca da realidade a seu redor -- o abuso do animal pelo homem, a vida fora da natureza, entre outros.

TRAILER DO FILME "O PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM"

No papel do chimpanzé está o ator Andy Serkis, que se torna irreconhecível como o animal, por conta da tecnologia utilizada. "Trabalhamos na estética do personagem para que ele ficasse ou mais ou menos humano [dependendo do momento]", revela Serkis, o Gollum de "Senhor dos Anéis".

Sobre a técnica usada no longa, Serkis defende que "Planeta dos Macacos", que mistura live-action e computação gráfica, "nada tem a ver com uma celebração da tecnologia", apesar de usar diversas ferramentas de captura de movimento, incluindo a responsável por sua transformação em César. "Temos atores reais, gravamos em locações reais", diz ele.

O diretor Ruper Wyatt também minimiza os efeitos da tecnologia, que vem sendo apontada como um dos trunfos do filme, e defende que o modo de filmar ainda é o mais importante. Ele conta ainda que a ideia não era fazer uma animação de live-action tradicional, e sim algo mais sutil.

Além de Franco e Serkis, completam o elenco do filme Freida Pinto ("Quem Quer Ser um Milionário?"), no papel da veterinária namoradinha de Will, e Tom Felton, que após Draco de "Harry Potter" segue encarnando um vilão -- desta vez, ele é um maldoso funcionário de um abrigo para animais silvestres.

"Planeta dos Macacos" ao longo da história

Embora nova, a trama de "Planeta dos Macacos: A Origem" remete ao enredo de "A Conquista do Planeta dos Macacos" (1972), quarto filme da franquia, no qual César é filho de um casal de macacos vindo do futuro. Abaixo, listamos as refilmagens, sequências e mais filmes surgidos a partir da história original. (Colaborou Edu Fernandes)

CONHEÇA TODOS OS FILMES DA FRANQUIA ''PLANETA DOS MACACOS''

"O Planeta dos Macacos" (1968)
Em um futuro distante, uma nave terráquea se perde pelo espaço e cai em um planeta dominado por macacos, onde os humanos são tratados como escravos selvagens. Charlton Heston interpreta Taylor, o astronauta que deve sobreviver nesse ambiente inóspito. Baseado no romance de Pierre Boulle.
"De Volta ao Planeta dos Macacos" (1970)
O astronauta Brent (James Franciscus) é enviado para procurar por Taylor, mas sua nave acaba caindo no planeta exatamente como aconteceu com seu antecessor. Na sociedade dominada pelos macacos, Brent precisa encontrar Taylor e acaba descobrindo uma cidade subterrânea governada por humanos telecinéticos.
"A Fuga do Planeta dos Macacos" (1971)
Cornélio e Zira, aliados de Taylor nos dois filmes anteriores, chegam na Los Angeles do século 20. Eles sofrem o mesmo tipo de perseguição que Brent e Taylor sofreram no mundo governado pelos macacos. O casal de símios descobre origem de eventos que irá transformar a Terra no futuro.
"Conquista do Planeta dos Macacos" (1972)
Cães e gatos foram extintos da Terra por uma peste. Os macacos agora são usados pelo humanos como animais de estimação e escravos. César, filho de Zira e Cornélio, lidera uma revolução de macacos contra os humanos.
"Batalha pelo Planeta dos Macacos" (1973)
Dez anos depois de conseguir conquista a Terra, César quer que os macacos e os humanos vivam em paz. Facções opositoras lideradas por um general gorila e grupos de humanos rebeldes ameaçam o sonho pacifista de César.
"Planeta dos Macacos" (2001)
Nova adaptação do romance de Pierre Boulle dirigida por Tim Burton. Como já tinha feito em "Batman" (1989) e faria em "Alice no País das Maravilhas" (2010), o cineasta não se fixou no material original do universo e deu uma visão própria sobre o assunto, doa a quem doer. O filme estrelado por Mark Wahlberg foi duramente criticado.
"Planeta dos Macacos: A Origem" (2011)
Ao invés de ser filho de Zira e Conélio, César agora é o resultado de um experimento científico conduzido por Will Rodman (James Franco). No lugar das máscaras, o macaco agora é criado pela técnica de captura de movimentos feita pelo ator Andy Serkis (do mesmo modo que ele fez o personagem título de "King Kong"). A história difere da cronologia clássica, mas há referências que serão compreendidas pelos fãs da franquia.