Topo

Com produção latina, "Manda-Chuva" não perde de vista suas origens

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

15/09/2011 20h18

Quando personagens que têm uma relação de longa data com seus fãs ganham uma versão cinematográfica, qualquer motivo é suficiente para suspeita. “Manda-Chuva – O Filme” é uma coprodução entre Argentina e México, mas não fica muito longe do clima das animações do gato malandro. O filme estreia com cópias dubladas, disponíveis em 2D e 3D.

Depois da passagem de dois fracos longas estrelados por Garfield realizados por animadores coreanos, é compreensível que qualquer mudança seja vista com mais atenção pelos fãs. No caso de Manda-Chuva, além da procedência do filme ser diferente da do personagem, existem as alterações que foram necessárias para conseguir compor um filme.

A principal mudança na história foi a inserção de um novo vilão. Lucas Boa Pinta é um homem egocêntrico e nada modesto que assume o comando da força policial de Nova York. Ele institui que robôs e câmeras serão os responsáveis pela patrulha pela cidade. Com isso, Guarda Belo é o único humano que continua na força policial, exceto pelo nanico Gomes.

TRAILER DO FILME ''MANDA-CHUVA - O FILME''

Para piorar a situação, Manda-Chuva aplicou um golpe em Boa Pinta antes de ele assumir o cargo de autoridade. Agora, o vilão usa seu poder para acusar injustamente o felino de roubar um orfanato. Com isso, Manda-Chuva é mandado para um presídio de cachorros e perde a confiança de seus amigos do Beco das Almôndegas.

Outra mudança que os fãs perceberão em “Manda-Chuva – O Filme” está no visual, que precisou ser adaptado para que a produção pudesse ser oferecida no mercado em projeções 3D. Infelizmente os efeitos são fracos e não colaboram para o andamento da história.

Por outro lado, o esforço para manter-se fiel às origens pode ser visto logo no começo do filme. As cenas em que o protagonista é apresentado emula a abertura das animações clássicas de Manda-Chuva e sua turma.

A característica primordial do personagem, sua lábia para escapar das mais difíceis situações, também foi mantida. Seu papo é o ponto que consegue criar momentos engraçados na animação, apesar das deficiências do roteiro.