Topo

"Estávamos todos na mesma sintonia", diz Eduardo Moscovis sobre os colegas de elenco de "180º"

Eduardo Moscovis interpreta um jornalista no filme "180º" - AC Junior/Divulgação
Eduardo Moscovis interpreta um jornalista no filme "180º" Imagem: AC Junior/Divulgação

ALYSSON OLIVEIRA

Do Cineweb

15/09/2011 07h00

Para que “180º” funcionasse, o diretor Eduardo Vaisman sabia que mais do que atores competentes ele precisava de um elenco empenhado. Tinha em mente um filme não apenas dele e da roteirista, Claudia Mattos, mas também do trio de protagonistas, que ficou a cargo de Eduardo Moscovis, Malu Galli e Felipe Abib.

“Eles estão praticamente o tempo todo em cena, precisava escolher muito bem quem faria os papeis”, disse o diretor ao UOL Entretenimento.

Moscovis, que vive o ex-jornalista Russell, usa o pronome nosso ao se referir ao filme. “Trabalhamos muito juntos antes de começar as filmagens. Fizemos uma preparação que é típica de teatro, com muita leitura, muita discussão e sugestões. O roteiro estava aberto a esse tipo de coisa, e permitiu que aprimorássemos o que seria filmado”.

No decorrer da trama –  que é contada fora da ordem cronológica – o personagem abandona a carreira de jornalista e vai viver numa fazenda herdada do pai. Moscovis explica que não precisou fazer nenhum laboratório pois já fizera um jornalista em sua carreira e conhecia bem o cotidiano.

Já o diretor, conta que a roteirista já foi jornalista e é escritora, e, por isso, sabe como são os ambientes de redação de jornal e editora de livros – onde está situada boa parte da trama.

Como a história é cheia de idas e vindas, Vaisman confessa que a preparação antes das filmagens foi fundamental para que os atores tivessem seus personagens muito claros. “Filmamos fora da ordem cronológica, e até mesmo fora da ordem como seria montado o filme. Às vezes, rodávamos no mesmo dia uma cena do começo e outra do final”, explica.

Moscovis conta que ele e os outros dois atores chegaram a pedir um roteiro de trabalho com as cenas na ordem cronológica para que pudessem compreender melhor seus personagens e a ação de “180º”. “Fomos delineando a relação entre os personagens na época das leituras do roteiro, por isso, era importante ver como evoluíram as amizades e os romances dentro do trio”.

O filme estreia no Brasil nessa sexta-feira. No ano passado, foi exibido no Festival de Gramado, de onde saiu com o prêmio do público.