Topo

Especialistas britânicos sugerem censura de 18 anos para filmes com atores fumando

Da Redação

20/09/2011 11h07

Especialistas do Reino Unido querem que filmes com atores fumando tenham a mesma classificação indicativa daqueles que contém cenas de sexo e violência.    

A sugestão aconteceu após o resultado de uma pesquisa feita pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, que mostrou que adolescentes de 15 anos expostos a filmes com atores fumando apresentaram 73% a mais de chances de experimentar um cigarro do que os que viram menos filmes com cenas do tipo. Além disso, os jovens também tiveram a probabilidade de 50% a mais de terem se tornado fumantes.

O Centro de Estudos para Controle do Tabaco do Reino Unido pediu que o governo e à British Board of Film Censors (BBFC), organização responsável por determinar a censura dos filmes, que políticas classificatórias sejam repensadas. Segundo a doutora Andrea Waylen, que aplicou a pesquisa, "se a classificação subir para 18 anos no Reino Unido, é provável que a taxa de fumantes entre os jovens diminua".

A BBFC, entretanto, não parece disposta a alterar a classificação, afirmando que ela é "proporcional e reflete os desejos do público". "A glamorização do fumo é algo que já foi incluído como um problema de classificação em nossas diretrizes publicadas", disse David Cooke, diretor da BBFC. "Mas não há apoio público para que um filme seja automaticamente classificado para 18 anos só porque traz a cena de alguém fumando".