Topo

Filme com cenas de nudez de Camila Pitanga tem pré-estreia mais lotada do Festival do Rio

MICHELE GOMES

Colaboração para o UOL, do Rio

11/10/2011 22h31Atualizada em 12/10/2011 13h30

Não teve nem para Almodóvar em "A Pele que Habito". A pré-estreia mais lotada do Festival do Rio foi a de "Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios", na noite desta terça-feira (11). Camila Pitanga vive um papel polêmico na trama que faz parte da Première Brasil: uma ex-prostituta divida entre dois amores. O diretor Beto Brant contou como as cenas ousadas de nudez da atriz foram produzidas.

"Camila se inspirou em Sônia Braga para viver essa personagem. Na época que Sônia fez 'Eu te Amo', ela já era uma atriz bem-sucedida e estava em uma fase comparável ao que Camila representa atualmente. Camila nunca hesitou em viver esse papel. Ela havia lido o livro e sabia que tinha que vir sem pudor, além de conhecer meu trabalho e saber que levo um tom de erotismo. Mas a direção promoveu o conforto dela. Não quero um ator refém, quero um cúmplice", disse Brant.

Camila chegou à pré-estreia acompanhada do pai, Antonio, e do irmão, Rocco, que foram assistir ao filme pela primeira vez. Sobre as cenas ousadas, a atriz fala com orgulho, mas explica que o filme não está baseado na sensualidade.

"Já vi o filme e estou me sentindo muito confortável com tudo. Sexo é bonito e ficou mais bonito ainda nessa história. Foi uma experiência intensa, com lindos encontros entre o elenco e essa parte do Brasil que eu pouco conhecia. Lavínia tem uma fase prostituta e uma fase militante por uma causa social. Foi difícil viver essa dualidade", disse Camila.

Alguma semelhança com a Bebel da novela "Paraíso Tropical", de Gilberto Braga? Camila garante que não, embora lembre com saudade da personagem. "Bebel tinha alegria, humor, explosão. O filme leva a outro caminho. São universos muito distintos".

Antônio Pitanga, pai de Camila, faz uma participação especial como um pastor. "Já tinha feito novela e teatro com ela e é sempre emocionante. Não vejo as cenas sensuais como nudez. Foi a forma que os diretores escolheram para retratar o amor e a bipolaridade da personagem. A beleza da minha filha está na harmonia. Esse filme é um divisor de águas na carreira dela. É o antes e o depois da Camila. Acho que foi o trabalho mais importante que ela já fez", comentou Antônio à reportagem do UOL.

A aprovação paterna era importante para a atriz. O apresentador Zeca Camargo, que prestigou a première do filme no Rio e é um amigo íntimo de Camila, comentou sobre essa apreensão: "Ela estava nervosa com a sua presença, com medo de você não aprovar as cenas", disse Zeca ao pai de Camila no foyer no cinema.

TRAILER DO FILME "EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS"