Topo

Homossexual em filme, Mateus Solano vê com naturalidade beijo gay e diz que papel "não levanta bandeira"

João Paulo (Mateus Solano) e Caio (Paulo Lontra) em cena de "A Novela das 8" (2011) - Divulgação
João Paulo (Mateus Solano) e Caio (Paulo Lontra) em cena de "A Novela das 8" (2011) Imagem: Divulgação

MICHELE GOMES

Colaboração para o UOL, no Rio

17/10/2011 07h00Atualizada em 17/10/2011 19h14

Além de ter protagonizado importantes personagens da TV brasileira, como os gêmeos Jorge e Miguel em "Viver a Vida", Mateus Solano agora vive um polêmico papel no filme "A novela das 8", um tributo à novela "Dancin' Days", escrita por Gilberto Braga e exibida pela Rede Globo entre 1978 e 1979.

No longa-metragem, Mateus interpreta João Paulo, um homem casado que encontra sua sexualidade ao conhecer Caio (Paulo Londra) durante a ditadura militar no Brasil. Os dois personagens protagonizam uma das histórias mais comentadas na pré-estreia do filme, no Festival do Rio: um romance homossexual, com direito a beijos e cenas quentes. Solano contou ao UOL sobre como foi fazer parte do filme.

UOL- O que significa fazer parte do elenco de um filme que faz tributo à teledramaturgia e retrata um período da ditadura militar?
Mateus Solano- É um barato! Poder visitar uma época em que não vivi e retratar um pedaço de história do nosso país são privilégios que minha profissão me dá.

UOL- Além desses pontos, o filme mostra um ator renomado em uma cena de beijo gay, a mais comentada entre o público que assistiu à pré-estreia do filme. Qual a importância para você em representar um personagem como o João Paulo?

Mateus Solano- Não acredito que João Paulo levante alguma bandeira. Assim como os outros personagens no filme, ele também vai tentando se encontrar, achar sua própria liberdade nesse novo Brasil que vai nascendo no final da ditadura. Ele tem uma questão séria com o pai, que era médico dos militares, e se vê obrigado a voltar para o Brasil para cremá-lo. Nessa volta ele acaba se encontrando consigo mesmo e com um novo Brasil. A questão homossexual é tratada com muita delicadeza e naturalidade no filme. Acho importante inserir questões homossexuais no cinema, no teatro e na TV, não como uma bandeira, mas como um fato que existe muito antes de se inventar uma sociedade.

Veja o trailer de "Novela das 8"

UOL- Você vê essa importância na representação do papel ou é um personagem tão relevante como os outros de sua carreira?
Mateus Solano - É um personagem muito importante! Como todos os outros da minha carreira!

UOL- Você ainda acha que esse assunto é um tabu? Ou já está começando a ser encarado com naturalidade?
Mateus Solano - É tabu pra muita gente, e natural pra muita gente também. Meio a meio, eu diria.

UOL- A TV Globo ainda bane essas cenas de sua programação. Você acha que um dia vai haver espaço para relacionamentos gays, com direito a beijo na boca, em uma novela da emissora?
Mateus Solano - A TV dá ao público o que ele quer. Quando o público quiser ver um beijo gay na TV ele vai acontecer.

UOL- Na sua opinião, qual a diferença entre interpretar um gay no cinema e na TV aberta?
Mateus Solano - Muito mais gente vai assistir na TV aberta! Vamos prestigiar nosso cinema, gente!!!