Organização da Mostra de São Paulo dá explicações sobre problemas em sessões
A organização da Mostra de São Paulo divulgou nota nesta quarta-feira (26) esclarecendo problemas ocorridos em algumas projeções digitais de filmes da programação.
Como aconteceu com o aguardado "Habemus Papam", de Nanni Moretti, na noite desta terça-feira (25), a Mostra tem enfrentado dificuldades de compatibilidade entre os arquivos digitais enviados ao evento e o sistema de projeção utilizado nas salas de exibição.
Segundo a nota, parte desses problemas se deve ao fato de que os mercados europeus e americano encontram-se em um estágio mais avançado em relação ao Brasil no que diz respeito aos equipamentos digitais utilizados nas salas de cinema.
Outros filmes, como é o caso de "Caverna dos Sonhos Esquecidos", de Werner Herzog, tiveram sessões canceladas por atrasos no envio das cópias à Mostra. Houve até o caso de um filme extraviado por ter sido postado para "São Paulo, Argentina".
A organização da Mostra também esclarece que dá preferência às cópias em película, que podem ser exibidas em mais salas, mas são os produtores dos filmes que decidem em qual formato a produção será enviada.
"Cada vez menos os produtores se dispõem a produzir cópias 35mm, mais caras que as cópias digitais. Mesmo alguns filmes clássicos exibidos na Mostra em suas apresentações especiais foram restaurados digitalmente e nos são enviados em formato digital com alta resolução, como foram apresentados em Cannes, Berlim e outros grandes festivais", afirma a nota.
Neste ano, cerca de metade dos filmes que estão na programação do evento foram enviados em formato digital.
Veja a íntegra da nota:
"A 35ª Mostra gostaria de esclarecer os recentes problemas em projeções digitais em algumas sessões do evento.
A organização do festival tem a maior preocupação com suas projeções e seu público. Ao convidar um filme para fazer parte da sua programação, ou ao selecioná-lo, a Mostra contata os seus produtores e fica a cargo deles a decisão sobre o formato do filme a ser enviado. Cada vez menos os produtores se dispõem a produzir cópias 35mm, mais caras que as cópias digitais. Mesmo alguns filmes clássicos exibidos na Mostra em suas apresentações especiais foram restaurados digitalmente e nos são enviados no formato DCP com alta resolução (2K). Como foram apresentados em Cannes, Berlim e outros grandes festivais.
Devemos esclarecer que a Mostra não dá preferência aos formatos digitais, e sim às cópias 35 mm, uma vez que elas têm mais possibilidades de exibição nas salas que fazem parte do circuito da Mostra.
Mas neste momento vivemos o impasse da digitalização do cinema e das salas de exibição. E, como apontam reportagens recém-publicadas nos grandes jornais, os mercados europeu e americano encontram-se num estágio muito mais avançado do que o brasileiro no que se refere ao equipamento digital das salas de cinema.
Neste ano, cerca de 50% dos filmes que confirmaram sua participação na Mostra vêm em formato digital – por opção dos produtores, e não do festival. Para esta edição, houve a preocupação de fazer uma parceria com o Polo Cinematográfico de Paulínia para se ter mais projetores 2K que exibem DCP. Com o aluguel de três projetores DCP, o número de salas que exibem o formato durante o evento aumentou de três para seis. Ainda assim essas seis salas se deparam com uma grande demanda de filmes desse formato.
A direção da Mostra também teve a preocupação de não mais exibir DVcams para melhorar a qualidade da projeção. Os filmes internacionais recebidos em formato digital são encodados (convertidos) no padrão de exibição Mobz – os nacionais são encodados diretamente pelas produtoras – e são exibidos por ela e pela Auwe, as duas únicas empresas de projeção digital que operam nos cinemas da cidade.
A organização da 35ª Mostra está ciente dos problemas ocorridos nas projeções digitais e está colocando todo o seu empenho em resolvê-los junto aos fornecedores, exigindo um padrão de excelência que faça jus a nosso público."
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