Topo

Com temas como maternidade na cadeia, quatro documentários nacionais chegam ao cinema

Cena do documentário "Domingos", de Maria Ribeiro - Divulgação
Cena do documentário "Domingos", de Maria Ribeiro Imagem: Divulgação

Da Redação

24/11/2011 18h42

  • Divulgação

    "Eu Eu Eu José Lewgoy", de Cláudio Kahns

  • Divulgação

    "Leite e Ferro", de Claudia Priscilla

  • Divulgação

    "Prova de Artista", de José Joffily

Quatro representantes da safra recente de documentários brasileiros chegam ao cinema nesta sexta-feira (25). Com temas variados, que vão da maternidade na cadeia ao cotidiano de músicos de orquestras, em comum, os filmes têm o fato de terem estreado nos principais festivais de cinema do país.

"Domingos", dirigido pela atriz Maria Ribeiro, que abriu a versão carioca do festival de documentários É Tudo Verdade de 2009, é um retrato do ator, dramaturgo e cineasta Domingos Oliveira. Maria acompanhou Domingos desde 2002 e contrapõe imagens da ficção a cenas das duas festas que comemoraram seus 70 anos (em 2006) e entrevistas realizadas em momentos diferentes. Nas entrevistas o assunto "mulheres" se impõe: Domingos fala de seus cinco casamentos, da paixão por Leila Diniz (que inspirou "Todas as Mulheres do Mundo"), e da relação com Priscilla Rozembaum, com quem está casado há 28 anos.

Já "Eu Eu Eu José Lewgoy", de Cláudio Kahns, foi exibido na 33ª Mostra de São Paulo, em 2009. O filme revive os trabalhos mais representativos de José Lewgoy por meio de imagens de arquivo e depoimentos de familiares, amigos e personalidades que trabalharam com ele, como Anselmo Duarte, Gilberto Braga, Werner Herzog e Tônia Carrero.

Primeiro longa da diretora Claudia Priscilla, "Leite e Ferro" ganhou os prêmios de melhor documentário e melhor direção de documentário no Festival de Paulínia 2010. No filme, Cláudia registra a maternidade na prisão, tendo como cenário o Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP). Neste ano, a cineasta recebeu um prêmio especial do júri do Festival do Rio por "Olhe pra Mim de Novo", documentário que dirigiu ao lado de Kiko Goifman.

Mais recente das produções, "Prova de Artista" foi selecionado para o Festival do Rio 2011. O documentário de José Joffily acompanha o cotidiano de cinco jovens músicos das principais orquestras brasileiras, registrando ensaios, apresentações e audições e acompanhando os conflitos, a paixão e a disciplina desses profissionais.