Topo

Festival de Berlim 2012 vai homenagear Meryl Streep

Meryl Streep posa com cartaz de "A Dama de Ferro" (14/11/2011) - Luke MacGregor/Reuters
Meryl Streep posa com cartaz de "A Dama de Ferro" (14/11/2011) Imagem: Luke MacGregor/Reuters

Da Redação

02/01/2012 14h41

O Festival de Berlim deste ano irá celebrar a carreira da atriz Meryl Streep com uma homenagem e um Urso de Ouro honorário.

"Estamos muito satisfeitos de poder oferecer o Urso de Ouro honorário a uma artista tão fantástica e estrela mundial", disse à revista "Variety" o diretor do evento, Dieter Kosslick. "Meryl Streep é uma atriz brilhante e versátil, que se move com facilidade entre papéis dramáticos e cômicos", completou.

O festival irá entregar a Streep um Urso de Ouro honorário pelo conjunto da obra em 14 de fevereiro, durante a exibição de seu último filme,  "A Dama de Ferro", no Berlinale Palast.

Streep já apareceu em mais de 40 filmes, recebeu inúmeros prêmios e indicações, incluindo 16 indicações ao Oscar, duas das quais ela ganhou, e 18 indicações ao Globo de Ouro, com sete vitórias.

O sucesso internacional de Streep veio no final de 1970, com a minissérie televisiva "Holocaust" e o filme "O Franco Atirador", de Michael Cimino. Ela ganhou um Oscar por sua atuação no drama "Kramer vs. Kramer" e outro por "A Escolha de Sofia", que serão exibidos como parte da homenagem à atriz no Festival de Berlim.

Outros filmes que serão exibidos são "Entre dois Amores", de Sydney Pollack, "As Pontes de Madison", de Clint Eastwood, e "A Última Noite", de Robert Altman, que estreou em Berlim em 2006.

Streep também participou do festival em 1999, quando foi premiada com a Berlinale Camera, e em 2003, quando ela dividiu um Urso de Prata com Julianne Moore e Nicole Kidman por suas atuações em "As Horas".

O Festival de Berlim 2012 será realizado entre 9 e 19 de fevereiro.