Topo

Em passagem pelo Brasil, Robert Downey Jr. diz que próximo "Homem de Ferro" deve ser o melhor filme já feito pela Marvel

Natalia Engler

Do UOL, no Rio*

11/01/2012 07h00

Durante rápida visita ao Rio de Janeiro para divulgar o filme “Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras”, que estreia nesta sexta (13), Robert Downey Jr. também aproveitou para falar de um outro herói de ação que o marcou nos últimos tempos: o Homem de Ferro, que retorna em abril às telas no filme “Os Vingadores”.

Como a produção tem sido cercada de segredos, Downey Jr. pôde dar apenas uma dica sobre a história do filme da Marvel, muito aguardado pelos fãs de quadrinhos. “Em termos históricos, há uma disputa de poder acontecendo no mundo do Thor e é isso que motiva a reunião dos Vingadores”, conta.

O ator acredita que foi um passo ousado a participação de Tony Stark, o Homem de Ferro, em “Os Vingadores”. “É uma posição bastante diferente para Tony Stark e é um grande salto no escuro tirá-lo do universo do Homem de Ferro e colocá-lo nesse universo mais fantástico da Marvel. Mas parece ter funcionado muito bem. Eu ainda não vi, mas as reações mostram que parece que deu tudo certo”, diz.

Trailer legendado do filme "Os Vingadores"

Downey Jr. já encerrou sua participação em “Os Vingadores”, que está em fase de pós-produção, mas não abandonou o universo de Tony Stark, já que “Homem de Ferro 3” começa a ser rodado em junho, desta vez com direção e roteiro de Shane Black, conhecido por ter escrito os filmes da franquia “Máquina Mortífera”.

“[‘Homem de Ferro 3’] tem chances de ser o melhor filme da Marvel já feito até agora. Shane Black vai dirigir. Já trabalhei com ele e é um ótimo roteirista e uma grande figura. Geralmente, é essa a razão pela qual esses filmes funcionam. No primeiro 'Homem de Ferro', a relação entre Jon Favreau e eu foi ótima e isso fez com que o filme funcionasse; em 'Sherlock Holmes', a relação entre Guy e eu também foi muito boa e isso também fez com que o filme funcionasse. Em 'Homem de Ferro 3', acho que a relação entre Shane Black e eu vai dar frutos”.

Mais Sherlock

Downey Jr. ainda não sabe se a franquia “Homem de Ferro” terá um quarto filme – o ator por enquanto só assinou contrato para o terceiro – mas, junto com Guy Ritchie, já está trabalhando em um terceiro “Sherlock Holmes”.

“Nos livros de Sherlock Holmes sempre há menções a muitas coisas acontecendo na Europa e na América. Mas estamos procurando algo que não seja sobre uma guerra ou sobre magia, que seja mais focado em um mistério simples, que vá ficando cada vez mais complicado conforme é desvendado”, adianta o ator.

* A jornalista viajou para o Rio a convite da Warner