Em Berlim, "Cesare Deve Morire", dos irmãos Taviani, ganha Urso de Ouro; luso-brasileiro "Tabu" fica com Prêmio Alfred Bauer
Em cerimônia realizada na noite deste sábado (18), o Festival de Berlim 2012 revelou os filmes da mostra competitiva premiados pelo Júri Internacional, presidido pelo cineasta britânico Mike Leigh.
O Urso de Ouro de Melhor Filme foi para "Cesare Deve Morire", dos veteranos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, 83 e 85 anos, conhecidos por clássicos como "Pai Patrão" (Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1977) e "A Noite de São Lourenço" (Grande Prêmio do Júri em Cannes, em 1982). O filme é um docudrama que acompanha o processo criativo da montagem de "Julio Cesar", de Shakespeare, por detentos da penitenciaria de segurança máxima de Rebbibia, em Roma.
A coprodução luso-brasileira "Tabu", de Miguel Gomes, ganhou o Prêmio Alfred Bauer, concedido aos concorrentes que investem na experimentação artística. Gomes dedicou o prêmio aos grandes cineastas portugueses, de Manoel de Oliveira a João César Monteiro, passando por Pedro Costa.
O documentário brasileiro "Licuri Surfe" , de Guile Martins ganhou uma menção especial do Júri Internacional da mostra competitiva de curtas-metragens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.