Topo

É Tudo Verdade divulga filmes de abertura

Imagem do documentário "Tropicália" - Reprodução
Imagem do documentário "Tropicália" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/03/2012 13h57

O festival de documentários É Tudo Verdade, divulgou os filmes de abertura da sua edição 2012, que terão uma exibição apenas para convidados. Em São Paulo, o escolhido foi “Tropicália”, de Marcelo Machado, que será apresentado no dia 22 de março, às 21h30.

Através de depoimentos e imagens de arquivo, o longa faz um mergulho no intenso movimento musical surgido no fim dos anos 1960 e liderado por músicos como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Já no Rio de Janeiro, o festival começará às 21h30 do dia 23, com “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, dirigido por Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. O documentário explora a obra do compositor e escritor filho de refugiados europeus, que aprendeu apenas três acordes e compôs uma obra reverenciada no meio da música.

O É Tudo Verdade acontece entre os dias 22 de março e 1 de abril em São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, o Cinesesc Augusta, a Cinemateca, o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) sediarão o festival. Já os cariocas poderão prestigiar o evento no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, no CCBB, no Instituto Moreira Salles e no cinema Oi Futuro de Ipanema.

Em Brasília, o evento acontece entre os dias 10 e 15 de abril.

A entrada é gratuita em todas as salas de cinema.