Topo

"Não é uma 'Maria Chuteira'", conta Alinne Moraes sobre sua personagem em "Heleno"

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 15h48Atualizada em 13/03/2012 23h48

Vivendo a mulher do jogador de futebol Heleno de Freitas na cinebiografia "Heleno", sensação do futebol brasileiro nos anos 1940, a atriz Alinne Moraes conta que Sílvia, sua personagem, não era uma "Maria Chuteira". "Acho que ela se apaixonou mesmo e tinha muita admiração por ele", disse, em evento para a imprensa realizado nesta terça-feira (13) em São Paulo.

Apesar dos sentimentos, a vida do casal não foi exatamente perfeita. "Em determinado momento ela se sentiu um pouco traída e muito sozinha. Mas o amor continuou, porque ela continuou ao lado dele até o fim", explicou. Para recriar a mulher do jogador, vivido por Rodrigo Santoro, o diretor José Henrique Fonseca acrescentou alguns elementos de ficção: mudou seu nome de Ilma para Sílvia, e criou um triângulo amoroso entre ela e um amigo de Heleno.

A atriz conta que é são-paulina, mas sempre teve "nenhuma" relação com futebol: "Sou filha única de uma filha única, somos só mulheres em casa. Não fui mostrada [ao futebol], não tive essa paixão". Inconformados com isso, o diretor e Santoro disseram que estão até tentando levá-la a um jogo de futebol do Vasco para "convertê-la", brincaram.

Outros tempos

Heleno, conta o ator Rodrigo Santoro, pode ser considerado o primeiro jogador-problema do futebol brasileiro, apesar da diferença entre a geração dele e a de Adriano, por exemplo. "Os tempos são outros, a mídia [hoje] tem um papel muito importante. Heleno pode ser considerado o primeiro jogador-problema, sim, só que é diferente, porque no caso do Heleno teve a doença, que influiu muito [o jogador teve sífilis cerebral]. No fim, a doença foi avançando tanto que não se sabia se era ela [a razão de seu comportamento agressivo] ou a personalidade dele."

O produtor Rodrigo Teixeira comparou o personagem ao do lutador Jake La Motta, interpretado por Robert De Niro em "Touro Indomável", de Martin Scorsese. "Heleno é o grande personagem do futebol brasileiro para ganhar um filme. Se fosse nos Estados Unidos, já teria ganhado, como foi com Jake La Motta, que não era um grande lutador", disse.

O longa, que teve orçamento total de R$ 8,5 milhões, demorou onze semanas para ser filmado. Rodrigo teve que emagrecer 12 kg para fazer o jogador em seus últimos dias. "Heleno" estreia no país em 30 de março.

TRAILER DE "HELENO"