Topo

"Jogos Vorazes" segue os passos de "Harry Potter" para fazer sucesso com o público jovem

Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson em cena de "Jogos Vorazes", de Gary Ross - Divulgação
Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson em cena de "Jogos Vorazes", de Gary Ross Imagem: Divulgação

Edu Fernandes

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 07h00Atualizada em 22/03/2012 19h35

Desde o lançamento das adaptações cinematográficas de "Harry Potter", muitos estúdios almejam levar à telona outra lucrativa série literária juvenil, como acontece com “Crepúsculo”. A mais nova aposta é “Jogos Vorazes”, baseado na primeira parte da trilogia best-seller de Suzanne Collins, que tem estreia mundial nesta sexta-feira (23).

O novo filme se passa em um futuro distópico, onde as pessoas vivem em treze distritos, um para a elite e os outros habitados pelos trabalhadores. Cada uma das regiões mais pobres é obrigada a enviar anualmente um casal de jovens de 12 a 18 anos para participar de um reality show sangrento.

Depois de um treinamento, os jovens vão para um ambiente onde terão de lutar até que só reste um sobrevivente. Toda a matança é registrada por câmeras e transmitida a todos os distritos pela televisão. O programa é um grande sucesso de audiência.

AÇÃO COM MÚSCULOS E CÉREBRO

  • Divulgação

    Numa história futurista repleta de cinismo, "Jogos Vorazes", inspirado no best seller juvenil de mesmo nome, consegue fazer algo raro em Hollywood: um filme de ação com músculos e cérebro.

Na escolha dos protagonistas “Jogos Vorazes” se prova um passo adiante em relação a outras febres juvenis. Antes do lançamento do primeiro filme da série “Harry Potter”, os atores principais eram desconhecidos. Em “Crepúsulo”, o elenco já havia feito papéis expressivos em outros filmes. Os dois protagonistas de “Jogos Vorazes” são apontados como grandes astros do futuro por causa de seus trabalhos anteriores, especialmente em filmes de aventura. Jennifer Lawrence viveu a Mística em “X-Men: Primeira Classe” e Josh Hutcherson está a frente dos filme em 3D “Viagem ao Centro da Terra” e “Viagem 2:  A Ilha Misteriosa”.

O casal interpreta Katniss e Peeta, os jogadores do distrito 12. Ele foi sorteado, como acontece usualmente no universo em que a história é ambientada. Ela se voluntariou para participar, uma vez que sua irmã mais nova era a escolhida.

Para terem chances de sucesso, Katniss e Peeta precisam se adequar ao jogo e ao espetáculo. Para isso, têm a ajuda de outros personagens. Haymitch (Woddy Harrelson, de “Amizade Colorida”) foi campeão de uma edição passada dos jogos e serve de mentor. Cinna (o músico Lenny Kravitz, que fez sua estreia como ator em “Preciosa”) é o personal stylist da dupla, mas também oferece conselhos.

Como em “Harry Potter”, o elenco de apoio é formado por atores renomados. Além de Harrelson e Kravitz, “Jogos Vorazes” ainda traz Stanley Tucci, Toby Jones (ambos de “Capitão América: O Primeiro Vingador”), Elizabeth Banks (“À Beira do Abismo”), Donald Sutherland (“Quero Matar Meu Chefe”), entre outros.

“Crepúsculo” começou sua carreira no cinema como um projeto mais modesto, por isso tinha atores pouco conhecidos nos papéis secundários. Outra consequência da contenção de despesas no começo da saga de vampiros e lobisomens pôde ser sentida nos efeitos visuais. Os saltos e o brilho no corpo de Edward evoluíram bastante depois que o sucesso da série de consolidou. “Jogos Vorazes” é uma aposta maior, portanto os efeitos são mais elaborados.

O tema da nova série é a sociedade do espetáculo, onde a mídia tem um papel fundamental. As regras do jogo são alteradas a todo o momento de modo que o entretenimento do reality seja mantido. Os participantes precisam se esforçar para conquistar o coração dos espectadores e patrocinadores do programa.

Outra saga juvenil com crítica social já foi levada ao cinema, porém com resultado decepcionante. “A Bússula de Ouro” era para ser uma trilogia, mas não passou do primeiro filme. A forte crítica à Igreja nas páginas dos livros que originaram o roteiro foram diluídas na esperança de não desagradar religiosos. “Jogos Vorazes” não traz restrições nesse sentido. Os questionamentos continuam no roteiro, o que garante mais um ingrediente inteligente no filme.

A esperança é que essa receita dê frutos, porque o estúdio Lionsgate declarou que os próximos livros só serão adaptados se “Jogos Vorazes” for bem nas bilheterias. Os primeiros indícios são positivos, pois o filme já é o recordista em pré-vendas de ingressos em apenas um dia ao ultrapassar a marca estabelecida por “Eclipse”.

TRAILER DO FILME "JOGOS VORAZES"