Topo

Alice Braga diz que aprendeu a colher algodão para "Na Estrada"; veja fotos e trailer inéditos

Cartaz de "Na Estrada" com Alice Braga - Divulgação
Cartaz de "Na Estrada" com Alice Braga Imagem: Divulgação

Ana Okada

Do UOL, em São Paulo

30/03/2012 13h15Atualizada em 30/03/2012 18h18

Alice Braga conta que, para viver a camponesa mexicana Terry em "Na Estrada", teve que aprender a colher algodão --tarefa não tão fácil de se ver hoje, pois tudo é feito com colheitadeiras. "Aprendi a colher em campos de algodão, antes das filmagens. Foi bom, porque a gente encontrou um velhinho mexicano que colhia na época em que se passa o filme [anos 1940], e ele me ensinou", explica.

O filme mostra a viagem de Sal Paradise (Sam Riley) e Dean Moriarty (Garrett Hedlund) pelos Estados Unidos em que seus personagens, membros da Geração Beat --movimento de artistas e escritores boêmios da década de 1950. Os personagem irão conhecer a personagem de Alice no meio da jornada, e Sal irá se apaixonar por ela.

Para se preparar para fazer Terry, Alice conta que falou bastante com o diretor e leu sobre a época que o filme retrata, apesar de sua personagem estar fora do contexto Beat. "Como ela não era beatnik, foquei mais nela, tentei entender quem era ela. Tentei ir mais no orgânico em vez de fazer uma grande preparação."

Ela gravou suas cenas em três semanas nos Estados Unidos, e diz que nunca sonhou em fazer esse filme. "Nem nos meus mais lindos sonhos eu imaginava que faria 'On The Road'. Li esse livro na adolescência, e quando você lê uma coisa dessas, isso fica no seu imaginário. Essa experiência foi transferida para o filme", diz.

"Foi uma experiência linda. Fazer parte desse filme foi muito especial, é um filme que todo mundo quer fazer. Trabalhar com Walter era um sonho e estar nesse projeto com ele foi mais que um sonho. Ele é muito apaixonado por essa história e gostei muito de estar junto com ele nisso."

As primeiras imagens de Alice no filme e o trailer legendado foram divulgados nesta sexta (30). Veja abaixo.

Veterana em produções no exterior, Alice conta que trabalhar em inglês "ainda é um desafio". "As emoções saem em outra língua, então tem a preparação do personagem e a da dicção, da fala, é uma preparação muito rigorosa, quase como se fosse fazer um sotaque em português", diz.

Seu próximo trabalho em inglês será lançado em 2013: o filme de ficção científica "Elysium", de Neill Blomkamp, a primeira produção estrangeira em que Wagner Moura atua.

"Na Estrada" estreia no Brasil em 15 de junho. Além de Alice, também estão no elenco Kristen Stewart, Viggo Mortensen, Amy Adams, Tom Sturridge e Elisabeth Moss.

TRAILER DO FILME "NA ESTRADA"