Topo

"Espero que ele não seja associado só aos EUA", diz Chris Evans sobre Capitão América

No Brasil para lançar o filme "Os Vingadores", em que interpreta o Capitão América, Chris Evans visitou uma feira de brinquedos em São Paulo (10/4/12) - Amauri Nehn /AgNews
No Brasil para lançar o filme "Os Vingadores", em que interpreta o Capitão América, Chris Evans visitou uma feira de brinquedos em São Paulo (10/4/12) Imagem: Amauri Nehn /AgNews

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

10/04/2012 14h26

No Brasil desde o último domingo (8) para divulgar “Os Vingadores”, o ator americano Chris Evans – o Capitão América do universo cinematográfico da Marvel – falou com exclusividade ao UOL na manhã desta terça-feira (10), num hotel de São Paulo. Evans deu suas impressões sobre o protagonista de "Capitão América - O Primeiro Vingador” (2011), que ele reprisa na aguardada nova produção do estúdio, acompanhado pelo Homem de Ferro (Robert Downey Jr), Hulk (Mark Ruffalo) e Thor (Chris Hemsworth).

Extraído dos quadrinhos, Steve Rogers aparece pela primeira vez em 1941, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, e é um garoto franzino transformado em supersoldado por uma experiência científica. Usa uniforme com a bandeira norte-americana e é fortemente associado a uma campanha patriótica. Mas Evans acredita que essa não seja a característica principal do personagem, ao menos não nos dias de hoje.

“Espero que ele não seja associado só aos Estados Unidos, apesar de vestir um uniforme vermelho, branco e azul. Acho que o que ele representa é ser um homem bom e fazer a coisa certa, independentemente do país que ele está defendendo. Ele tem um bom coração”, diz.

Evans também acredita que o Capitão América é o mais humano entre os Vingadores. “Ele começou a vida com tantas desvantagens, tão pequeno, doente e fraco, que consegue se relacionar com as questões típicas do ser humano. E acredito que é por isso que aprecia o que tem e continua a trabalhar para ajudar o homem comum”, diz.


Com companheiros de elenco como Downey Jr. – cujo personagem entra em atrito com o seu –, Evans conta que todos tiveram uma relação muito boa durante as filmagens. “Nós nos demos fenomenalmente bem fora do set. Quando você está no personagem, acho que os atritos são convincentes e funcionam. Mas como pessoas, nos demos incrivelmente bem."

Questionado sobre qual é o segredo da Marvel no cinema, em um mercado em que tantos filmes de super-heróis fracassaram, o ator aponta Kevin Feige, presidente do estúdio, como o motivo de tanto sucesso. “É por isso que eu amo trabalhar para o Kevin Feige. Ele sabe o que funciona no mundo dos quadrinhos. É por isso que todos esses filmes foram tão bem-sucedidos. Eu não consigo pensar em outra empresa que tenha tanto sucesso quanto a Marvel. O que quer que seja que o Kevin está fazendo, eu só espero que ele continue”, diz.

Depois de “Os Vingadores”, que estreia no Brasil no dia 27 de abril, Evans já filmou “The Iceman", de Ariel Vromen (“Decisão Perigosa”), com Michael Shannon, Winona Ryder e James Franco, ainda sem previsão de estreia, e em breve começará a trabalhar em "Snowpiercer", de Joon-ho Bong (“O Hospedeiro”), ao lado de Tilda Swinton e Ed Harris. Na sequência, o ator encarnará mais uma vez Steve Rogers em “Capitão América 2”, cujo lançamento foi anunciado pela Marvel para abril de 2014. Questionado sobre detalhes da produção, Evans desconversou: “Eu sei um pouco sobre o filme, mas não posso dizer nada. Tenho que ficar em silêncio sobre isso.”

TRAILER LEGENDADO DO FILME "OS VINGADORES"