Topo

"É impressionante ver Glória Pires atuando em inglês", diz Bruno Barreto sobre novo filme

Bruno Barreto e Glória Pires na entrevista coletiva de anúncio do projeto "Flores Raras", em 2010 - AgNews
Bruno Barreto e Glória Pires na entrevista coletiva de anúncio do projeto "Flores Raras", em 2010 Imagem: AgNews

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

31/05/2012 17h00

A atriz Glória Pires sofrerá uma grande transformação nas próximas semanas: vai usar óculos de grau com aros grossos e cabelos presos e repartidos para viver no cinema a arquiteta Lota de Macedo Soares, que idealizou o aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A atriz ainda terá de passar mais de 90% do filme "Flores Raras" falando em inglês e fazer uma cena de sexo com outra mulher, a australiana Miranda Otto, que viverá a poetisa americana Elizabeth Bishop, o grande amor da vida de Lota.

Por enfrentar todo esse desafio, a atriz foi elogiada pelo diretor Bruno Barreto, que deu entrevista exclusiva, por telefone, ao UOL nesta quarta-feira (30). “Ela está sensacional. É impressionante ver a Glória Pires atuando em inglês como se fosse português. Parece que ela falou inglês a vida inteira. Ela tem humor e ficou muito charmosa como a mulher forte que a Lota era”, disse ele.

Barreto explicou que o filme só será falado em inglês porque Lota e Elizabeth se comunicavam na língua materna da poetisa. Haverá, no entanto, diálogos em português, já que também será explorada a relação entre a arquiteta e o jornalista e político Carlos Lacerda, interpretado por Marcello Airoldi (o Cícero da novela "A Vida da Gente"). Governador do então estado da Guanabara no início da década de 1960, Lacerda foi quem ofereceu a Lota a oportunidade de realizar o projeto do parque do Flamengo.

  • Getty Images

    Atriz Miranda Otto viverá a poetisa Elizabeth Bishop no longa "Flores Raras", de Bruno Barreto

Apesar do enorme feito, a arquiteta nunca ganhou o merecido crédito pelo projeto e acabou caindo no esquecimento. Barreto, no entanto, disse que prefere se concentrar na história de amor das duas mulheres, que viveram um romance homossexual abertamente, na época de Ditadura Militar. “O filme conta a história de uma pessoa fraca e alcóolatra [Elizabeth], que vai ficando cada vez mais forte por saber lidar com as perdas, e de outra, Lota, que é forte mas vai ficando fraca por não saber lidar com isso. É uma história de amor única”, disse ele.

"Elas se amaram e viveram juntas os momentos mais importantes de suas vidas. Bishop ganhou o Pulitzer quatro anos depois de estar com Lota. E Lota fez o parque do Flamengo, que é uma das melhores obras do mundo. Por muito tempo elas cresceram juntas, depois começaram a crescer em direções opostas".

Para retratar melhor o drama, Glória Pires e Miranda Otto, conhecida por sua atuação em “Senhor dos Anéis”, ainda encenarão um beijo e uma cena de sexo, mas Barreto fez questão de salientar que será uma cena discreta e sem nudez, para não tirar o foco da trama. “Há um beijo e uma cena de sexo, mas não mostra nada. Não é uma cena de nudez. Não estou sendo pudico, mas deixo claro que o foco da história não é esse”, disse ele. Questionado sobre como as atrizes estariam lidando com essas cenas, Barreto apenas disse que elas estão muito tranquilas.

Em entrevista recente ao jornal “O Globo”, a atriz Miranda Otto, já no Brasil para as filmagens que começam no dia 11 de junho, disse que se interessou pelo roteiro por se tratar da história de mulheres modernas. “Quando li o roteiro [escrito por Carolina Kotscho, roteirista de "2 Filhos de Francisco"], percebi o quanto elas eram modernas, fora das convenções. Foi isso que me atraiu”, disse.

Essa ousadia no tema, no entanto, custou caro ao diretor, que ainda não recebeu nenhum patrocínio de empresas privadas. “Tenho certeza que a falta de patrocínio é porque o filme retrata a história entre duas mulheres”, afirmou o diretor. O filme está sendo financiado apenas por recursos institucionais --Fundo Setorial do Audiovisual, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Lei de Incentivo à Cultura, entre outros. As produtoras Globo Filmes e Imagem Filmes também estão investindo no longa.

O elenco de "Flores Raras" ainda conta com a atriz norte-americana Tracy Middendorf, que atuou recentemente nas séries "Boardwalk Empire" e "The Mentalist". Tracy interpretará Mary, que vivia com Lota antes de Bishop aparecer na vida da arquiteta. A produção, que tem estreia prevista para 2013, será rodada no Rio de Janeiro, Pedro do Rio (Petrópolis), Nova York e Veneza.