Topo

Quarto filme da série "Era do Gelo" foca em relações familiares e afetivas

O desastrado esquilo Scrat continua a perseguir nozes em um mundo em degelo - Divulgação
O desastrado esquilo Scrat continua a perseguir nozes em um mundo em degelo Imagem: Divulgação

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 14h03

Da família "Era do Gelo" para os espectadores em família. A quarta aventura da trupe comandada pelo mamute Manny gira em torno dos relacionamentos afetivos e familiares dos personagens da série, envolvidos mais uma vez em um desastre ecológico que ameaça a vida na Terra. O filme estreia nos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira (29).

SOBRE FAMÍLIA, PARA FAMÍLIA

  • Divulgação

    O esquilo Scrat causa mais uma catástrofe ao tentar enterrar sua noz. Como resultado, os continentes se separam e o perigo surge

 

Este é primeiro longa da franquia não dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que desta vez participa da produção executiva do filme. Na versão dublada em português, os atores Diogo Vilela e Márcio Garcia fazem as vozes de Manny e Diego, respectivamente.

Como nos demais filmes da série, Manny, a preguiça Sid e o tigre dente-de-sabre Diego se envolvem em uma série de aventuras para retornar ao convívio dos companheiros de bando e escapar de maremotos, tufões e até mesmo predadores disfarçados de sereias.

Mas a preocupação principal de Manny acaba se voltando para o comportamento da filha Amora, que começa a se interessar por passeios fora de hora e outros mamutes "adolescentes".

No decorrer da animação, Amora corre atrás de um mamute que mais parece um perfeito galã de colegial norte-americano, craque inclusive em um esporte similar ao futebol americano -- mas jogado com cascos de tartarugas. Ela é acompanhada pelo amigo Johnny, um pequeno animal que tenta distrai-la do mamute "bonitão".

Ainda no campo afetivo, o coração de Diego é amolecido no quarto filme da série com a presença da Shira, outra felina que optou por não se unir a outros tigres. Assim como Amora, a tigresa se vê confusa entre as decisões que precisa tomar sobre como se relacionar entre amigos e sobre o próprio destino.

 

 

A história
"Era do Gelo 4" traz mais uma vez o atrapalhado esquilo Scrat e a incansável caça às nozes. Dessa vez, a afobação do pequeno animal em tentar enterrar o precioso alimento causa a separação dos continentes no mundo em degelo.

Após o trio Manny, Sid e Diego ficar isolado em um bloco de gelo flutuante, surge o vilão Capitão Entranha, um macaco que chefia um "iceberg-pirata", talvez o mais malvado dos bichos que atrapalham a eterna busca por salvação do trio.

Outros nomes consagrados nas séries anteriores como a dupla Crash e Eddie perdem espaço para o surgimento de novos animais como a avó de Sid, largada pelos familiares assim como o neto, e Esquentado, um coelho do bando de piratas do Capitão Entranha.