Topo

A atriz Celeste Holm morre aos 95 anos, nos Estados Unidos

Celeste Holm comparece a uma projeção especial de "Na Cova das Serpentes", filme pelo qual a atriz ganhou Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante - Michael N. Todaro/Getty Images
Celeste Holm comparece a uma projeção especial de "Na Cova das Serpentes", filme pelo qual a atriz ganhou Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante Imagem: Michael N. Todaro/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2012 14h55

Celeste Holm, uma versátil loira de olhos brilhantes, que despontou para a fama na Broadway, com "Oklahoma!", e ganhou um Oscar de melhor atriz coadjuvante por "A Luz É para Todos" (1947), mas cujos últimos anos foram cheios de dificuldades financeiras e distanciamento de seus filhos, morreu neste domingo (15), disse uma familiar. Ela tinha 95 anos.

Celeste nasceu e cresceu em Nova York e começou a atuar na adolescência em peças na escola, e mais tarde na faculdade, antes de abraçar como profissão a carreira de atriz. Seu grande papel na Broadway veio em 1940 na remontagem de "The Time of Your Life", ao lado do então também novato Gene Kelly, e em 1943 ela já havia conquistado reconhecimento no papel de Ado Annie em "Oklahoma!", de Rodgers & Hammerstein.

"A Luz É para Todos" deu a Holm também o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema. Em 1948, atuou no clássico "Na Cova das Serpentes", com Olivia de Havilland, um dos primeiros a mostrar o drama de quem sofre de doença mental. E, posteriormente, foi indicada mais duas vezes ao prêmio da Academia como melhor atriz coadjuvante por "Falam os Sinos" (1949) e "A Malvada" (1950).

Holm havia sido hospitalizada há duas semanas com desidratação, depois de um incêndio no apartamento do ator Robert De Niro, no prédio onde ambos moram. Na sexta (13), ela pediu ao marido para levá-la para casa. Ela passou seus últimos dias com o marido, Frank Basile, e outros parentes e amigos próximos, disse Amy Phillips, uma sobrinha-neta da atriz.

Holm morreu por volta de 3h30 da manhã em seu apartamento de longa data em Central Park West, disse Phillips. "Acho que ela queria estar aqui, na casa dela, entre suas coisas, com pessoas que a amavam", afirmou.

(Com agências AP e Reuters)