Opção de Nolan pelo IMAX em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" permite imersão total
"Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" será exibido em quase 500 salas IMAX no mundo inteiro, sendo 332 apenas nos Estados Unidos e 153 no resto do mundo. No Brasil, serão seis salas, das quais quatro em São Paulo, uma no Rio e uma em Curitiba. O investimento da Warner no formato faz sentido, já que o filme tem quase uma hora de cenas rodadas com as poderosas câmeras.
Como funciona o Imax
A maioria dos filmes que você assiste no cinema vem no formato de 35 mm. A estrutura tem 35mm de largura e é retangular: elas são muito largas para sua altura, então a imagem é comprimida para o formato de 35 mm e expandida pelo projetor para preencher a tela.
Em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge", Nolan usou câmeras IMAX de modo muito mais frequente do que em "O Cavaleiro das Trevas", que marcou a primeira vez na história do cinema em que um longa-metragem foi parcialmente rodado com câmeras de formato grande.
Para quem não conhece o formato, o IMAX usa película de 70 milímetros e atinge uma resolução dez vezes maior do que os filmes convencionais de 35 mm.
"É uma opção pelo IMAX", disse Nolan, em entrevista a um grupo de jornalistas de várias partes do mundo do qual o UOL fez parte. "Os resultados em 'O Cavaleiro das Trevas' foram ótimos e, além disso, esse formato usa película, que eu ainda acho que dá melhores resultados do que o formato digital."
Em "O Cavaleiro das Trevas", uma das câmeras IMAX usadas na filmagem foi danificada durante uma cena de ação. "Naquela época, eram poucas câmeras em funcionamento no mundo todo", contou o diretor. "Hoje, os equipamentos são mais numerosos. De qualquer maneira, aquela mesma câmera que estragamos foi consertada e nós a usamos novamente no novo filme."
Durante as filmagens de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" um acidente envolvendo uma dublê da Mulher-Gato e uma câmera foi capturado pelo site do TMZ. Mas o equipamento não era uma câmera IMAX, para alegria da empresa e da produção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.