Topo

Para Hathaway, o mais difícil em "Batman" foi se convencer de que merecia ser a Mulher-Gato

Mulher-Gato (Anne Hathaway) em cena de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" - Divulgação
Mulher-Gato (Anne Hathaway) em cena de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" Imagem: Divulgação

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

24/07/2012 12h08

Novata na franquia "Batman" e no grupo de atores que Christopher Nolan emprega quase sempre em seus filmes, Anne Hathaway teve que enfrentar a ira de uma ala de fãs, inconformados com sua escalação para viver Selina Kyle, a ladra mais conhecida como Mulher-Gato. Quem conferir "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" verá que os temores são infundados.

UOL - Você é uma estreante na “companhia de atores Christopher Nolan”. Como foi a acolhida?
Anne Hathaway
- Melhor, impossível (rindo). Realmente, eu era a única que jamais havia trabalhado com Christopher. É um prazer trabalhar com pessoas que te inspiram. Eu queria muito poder explicar como é que Chris trabalha e faz o que ele faz porque isso ia querer dizer que eu entendi… mas só posso dizer que ele é extraordinário. Adorei agradá-lo.

Eu tive que trabalhar mais arduamente do que em qualquer outro projeto, e também me senti incrivelmente feliz toda vez que consegui, porque ele é maravilhoso e um colaborador. Ele é gentil e respeitoso com o trabalho dos atores. Mesmo quando eu errava, ele não permitia que eu ficasse envergonhada, parecendo uma boba. Trabalhamos juntos durante muito tempo, antes e durante as filmagens, trabalhando minha personagem, criando uma história para ela, material que não estava no roteiro mas estava na minha cabeça, na minha interpretação de Selina.

Selina, na visão dele, não era uma garota malvada genérica, era uma pessoa, um ser humano de corpo e alma, com uma vida, uma trajetória que moldou sua personalidade através de muita dor, muita provação. É uma personagem psicologicamente complexa e, quando eu achava que estava perdida ou desorientada, ele vinha com umas perguntas tão interessantes que imediatamente me punham num outro estado mental. Espero voltar a trabalhar com ele em breve!

Qual foi a parte mais árdua de ser Selina Kyle?
Sinceramente? Eu me convencer de que merecia essa oportunidade. Era um papel que todo mundo queria. Eu não conseguia acreditar que a oportunidade estava disponível para mim, que eu tinha a idade certa… era bom demais para ser verdade. Era difícil para me convencer de que eu iria trabalhar com Chris Nolan. Acho que ele é, possivelmente, o maior realizador vivo.

Meu desafio era ficar 'cool', me manter focada no trabalho… só isso já era bastante difícil. Eu estava fisicamente preparada para fazer minhas próprias cenas de luta -- é uma coisa que Chris pede de todos os seus atores. Mas há uma sequência, aquela na cadeia, que foi extremamente complicada. Tivemos poucos dias para preparar e ensaiar, e as características do local eram mais um fator complicador.

VEJA TRAILER LEGENDADO DE "BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE"

Como foi sua preparação para o papel?
O treinamento físico, muito intenso, foi importante, mas mais importante ainda foi a preparação interior. Fiz um bocado de pesquisa sobre a personagem, especialmente as origens da Mulher-Gato. Isso me levou a Hedy Lamarr, que foi uma das a inspirações de Bob Kane para o desenho original da Mulher-Gato.

Hedy Lamarr foi casada com um conde que era muito controlador, muito ciumento, mas que tinha muito dinheiro. Uma noite ela foi a uma festa com ele usando todas as suas joias, drogou-o com alguma coisa em sua bebida e fugiu do país com todas as joias, foi para Hollywood e virou uma estrela. Esse é meu tipo de garota! Ela é fabulosa! Imagino se foi daí que Bob Kane tirou a ideia de fazer Selina Kyle uma ladra maravilhosa e sexy, como Hedy Lammar…

Se o seu noivo (o ator Adam Shulman) aparecesse numa roupa de Batman, com máscara, capa e tudo, o que você faria?
Eu estou apaixonada por ele e continuaria apaixonada mesmo que ele aparecesse vestido de Batman. Afinal, adoro a cor preta. E passei a apreciá-la ainda mais depois deste filme.